O PROFESSOR 5.0 COMO FACILITADOR DE VIVÊNCIAS INTEGRADAS

Autores

  • Joseli Maria Silva de Lima Must University
  • Ana Cláudia de Oliveira Perpétua Must University
  • Juliana Cristina de Oliveira Souza Universidade Internacional Iberoamericana
  • Leidiane Fátima Nóbrega de Araújo Must University
  • Luiza Amorim Diógenes Must University
  • Quézia Corrêa Calixto de Faria Must University
  • Samuel Gomes dos Santos UniBF
  • Silvia Tavares da Paixão Universidade Braz Cubas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20266

Palavras-chave:

Educação 5.0. Prática docente. Tecnologias digitais. Formação de competências. Inclusão.

Resumo

Este estudo abordou a Educação 5.0 e sua transformação na prática docente, com foco no papel do professor como mediador e formador de competências. A pesquisa buscou responder à pergunta: como a Educação 5.0 transforma a prática docente e quais os resultados dessa transformação para o desenvolvimento das competências dos alunos e dos professores? O objetivo geral foi analisar os ganhos, as possibilidades e os resultados da prática docente no contexto da Educação 5.0, considerando a adoção de novas tecnologias digitais no ensino. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu uma análise aprofundada sobre a utilização de tecnologias digitais na educação e o impacto na prática pedagógica. O desenvolvimento do estudo destacou como a Educação 5.0 proporciona uma aprendizagem personalizada e colaborativa, ao mesmo tempo em que promove a formação de competências digitais e socioemocionais nos alunos. A pesquisa concluiu que a Educação 5.0 transforma a prática docente ao proporcionar ao professor uma nova função como facilitador da aprendizagem, ao mesmo tempo em que favorece a inclusão e o desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos. A necessidade de estudos empíricos foi apontada para complementar os achados e aprofundar a compreensão dos impactos dessa abordagem educacional.

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Biografia do Autor

Joseli Maria Silva de Lima, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Ana Cláudia de Oliveira Perpétua, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Juliana Cristina de Oliveira Souza, Universidade Internacional Iberoamericana

Mestranda em Educação. Instituição: Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI - UNEATLANTICO).

Leidiane Fátima Nóbrega de Araújo, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Luiza Amorim Diógenes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Quézia Corrêa Calixto de Faria, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Samuel Gomes dos Santos, UniBF

Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física. Instituição: União Brasileira de Faculdades (UniBF).

Silvia Tavares da Paixão, Universidade Braz Cubas

Licenciada Plena em Letras. Instituição: Universidade Braz Cubas.

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Lima, J. M. S. de, Perpétua, A. C. de O., Souza, J. C. de O., Araújo, L. F. N. de, Diógenes, L. A., Faria, Q. C. C. de, … Paixão, S. T. da. (2025). O PROFESSOR 5.0 COMO FACILITADOR DE VIVÊNCIAS INTEGRADAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 479–486. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20266