SCREENAGERS: O IMPACTO DA GERAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL E OS DESAFIOS PARA PROFESSORES E ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20131Palavras-chave:
Screenagers. Geração digital. Educação digital. Tecnologias digitais.Resumo
Este paper aborda a relação entre a geração de Screenagers, caracterizada pelo uso intensivo de telas e tecnologias digitais, e o universo educacional. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi analisar as possibilidades e impactos dessa relação, bem como identificar os desafios enfrentados pelos professores e escolas ao lidar com essa geração. Para isso, foi realizada uma pesquisa em bases de dados acadêmicas, incluindo Google Scholar, Scopus e ERIC, utilizando palavras-chave como “Screenagers”, “geração digital” e “educação digital”. A partir da análise dos estudos de autores renomados, como Marc Prensky, danah boyd, Sonia Livingstone, Larry Rosen e Neil Selwyn, foram identificados os desafios enfrentados pelos educadores, tais como a adaptação dos métodos de ensino, a integração de tecnologias digitais no currículo, a gestão do tempo de tela, a promoção de habilidades de pensamento crítico e a educação para o uso seguro e responsável das tecnologias. Esses desafios demandam uma capacitação docente adequada. Portanto, este estudo contribui para a compreensão da relação entre a geração de Screenagers e a educação, fornecendo insights relevantes para professores, gestores educacionais e pesquisadores interessados nesse campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY