SCREENAGERS: O IMPACTO DA GERAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL E OS DESAFIOS PARA PROFESSORES E ESCOLAS

Autores

  • Gabriela Clotilde dos Santos Monteiro FICS
  • Eduardo Bezerra Magalhães Lima Must University
  • Glauciene Sansão Bravim Must University
  • Leandro Martins de Mellos FICS
  • Maira Pereira Guilherme MUST
  • Quézia Corrêa Calixto de Faria Must University
  • Vilza Paula de Lima Adrien Must University
  • Wilson Bezerra dos Santos Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20131

Palavras-chave:

Screenagers. Geração digital. Educação digital. Tecnologias digitais.

Resumo

Este paper aborda a relação entre a geração de Screenagers, caracterizada pelo uso intensivo de telas e tecnologias digitais, e o universo educacional. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi analisar as possibilidades e impactos dessa relação, bem como identificar os desafios enfrentados pelos professores e escolas ao lidar com essa geração. Para isso, foi realizada uma pesquisa em bases de dados acadêmicas, incluindo Google Scholar, Scopus e ERIC, utilizando palavras-chave como “Screenagers”, “geração digital” e “educação digital”. A partir da análise dos estudos de autores renomados, como Marc Prensky, danah boyd, Sonia Livingstone, Larry Rosen e Neil Selwyn, foram identificados os desafios enfrentados pelos educadores, tais como a adaptação dos métodos de ensino, a integração de tecnologias digitais no currículo, a gestão do tempo de tela, a promoção de habilidades de pensamento crítico e a educação para o uso seguro e responsável das tecnologias. Esses desafios demandam uma capacitação docente adequada. Portanto, este estudo contribui para a compreensão da relação entre a geração de Screenagers e a educação, fornecendo insights relevantes para professores, gestores educacionais e pesquisadores interessados nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Clotilde dos Santos Monteiro, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Eduardo Bezerra Magalhães Lima, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Glauciene Sansão Bravim, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Leandro Martins de Mellos, FICS

Doutorando em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Maira Pereira Guilherme, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Quézia Corrêa Calixto de Faria, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Vilza Paula de Lima Adrien, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Wilson Bezerra dos Santos, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

 

Downloads

Publicado

2025-06-24

Como Citar

Monteiro, G. C. dos S., Lima, E. B. M., Bravim, G. S., Mellos, L. M. de, Guilherme, M. P., Faria, Q. C. C. de, … Santos, W. B. dos. (2025). SCREENAGERS: O IMPACTO DA GERAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL E OS DESAFIOS PARA PROFESSORES E ESCOLAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4601–4608. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20131