EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DIGITAL: PREPARANDO A GERAÇÃO CONECTADA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17604Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Geração digital. Práticas pedagógicas. Ensino-aprendizagem. Formação docente.Resumo
Este estudo investigou o impacto da geração digital no percurso escolar dos alunos e os desafios enfrentados pelos professores na adaptação às novas tecnologias. O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os impactos da inserção das tecnologias digitais no percurso escolar da geração digital, com foco nas práticas pedagógicas dos professores. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, baseada na análise de artigos, dissertações, teses e livros especializados. Durante o desenvolvimento, foi identificado que as tecnologias digitais podem transformar o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos alunos novas formas de interação com o conteúdo e promovendo uma aprendizagem personalizada. No entanto, também foi evidenciado que a adaptação dos professores às novas ferramentas exige uma formação contínua e uma reestruturação das metodologias pedagógicas. As considerações finais apontaram que, embora as tecnologias ofereçam inúmeras possibilidades para o ensino, a integração eficaz delas depende da capacitação dos educadores, que devem adaptar suas práticas para atender às necessidades dessa geração digital. A pesquisa concluiu que, para garantir a eficácia do uso das tecnologias no ensino, é essencial continuar investigando as metodologias que melhor favorecem a aprendizagem dos alunos e a adaptação dos professores a esse novo cenário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY