EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DIGITAL: PREPARANDO A GERAÇÃO CONECTADA

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta UFPE
  • Adriana Lisboa Martins Simonassi MUST
  • Artur Renato Verner MUST
  • Gleick Cruz Ribeiro UFES
  • Leticia Pastore dos Santos Carari MUST
  • Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira UFP
  • Maria Marta Coelho Miranda MUST
  • Sérgio Henrique Barros Corrêa MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17604

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Geração digital. Práticas pedagógicas. Ensino-aprendizagem. Formação docente.

Resumo

Este estudo investigou o impacto da geração digital no percurso escolar dos alunos e os desafios enfrentados pelos professores na adaptação às novas tecnologias. O objetivo geral foi analisar as possibilidades e os impactos da inserção das tecnologias digitais no percurso escolar da geração digital, com foco nas práticas pedagógicas dos professores. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, baseada na análise de artigos, dissertações, teses e livros especializados. Durante o desenvolvimento, foi identificado que as tecnologias digitais podem transformar o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos alunos novas formas de interação com o conteúdo e promovendo uma aprendizagem personalizada. No entanto, também foi evidenciado que a adaptação dos professores às novas ferramentas exige uma formação contínua e uma reestruturação das metodologias pedagógicas. As considerações finais apontaram que, embora as tecnologias ofereçam inúmeras possibilidades para o ensino, a integração eficaz delas depende da capacitação dos educadores, que devem adaptar suas práticas para atender às necessidades dessa geração digital. A pesquisa concluiu que, para garantir a eficácia do uso das tecnologias no ensino, é essencial continuar investigando as metodologias que melhor favorecem a aprendizagem dos alunos e a adaptação dos professores a esse novo cenário.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, UFPE

Doutora em Letras, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Adriana Lisboa Martins Simonassi, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Artur Renato Verner, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação Must University (MUST).

Gleick Cruz Ribeiro, UFES

Mestre em Agricultura Tropical, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Leticia Pastore dos Santos Carari, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira, UFP

Doutoranda em Estudos Políticos e Humanitários, Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Maria Marta Coelho Miranda, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Sérgio Henrique Barros Corrêa, MUST

Master of Science in Emergent Technologies in Education,Must University (MUST).

 

 

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Malta, D. P. de L. N., Simonassi, A. L. M., Verner, A. R., Ribeiro, G. C., Carari, L. P. dos S., Teixeira, M. L. L. D., … Corrêa, S. H. B. (2024). EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DIGITAL: PREPARANDO A GERAÇÃO CONECTADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3102–3109. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17604