ESTRATÉGIAS COM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rozeli Alves Santos Veni Creator Christian University
  • Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19493

Palavras-chave:

Plataformas digitais. Tecnologias educacionais. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre abordagem do uso de plataformas digitais, como ferramentas de apoio e reflexão no processo de ensino-aprendizagem, focando em sua aplicação no contexto educacional. O objetivo principal é analisar como diversas plataformas digitais, como Visme, Fotor, Unfold, Livros Digitais, CalaméoWordwall, Crossword Labs e Scratch, as quais podem ser utilizadas para aprimorar o ensino com maior qualidade e favorecendo  no desenvolvimento das competências digitais em sala de aula, criando adaptações nas metodologias pedagógicas, estando por dentro das exigências da Era Digital. A pesquisa justifica-se pela necessidade de fornecer aos docentes ferramentas tecnológicas que melhorem o seu engajamento com os alunos e aprimorem a qualidade do processo educativo. Além disso, este estudo preencher a lacuna na literatura, explorando a utilização destes recursos no cotidiano escolar, propondo o uso da Estratégias Tecnológicas como soluções práticas para a implementação das tecnologias digitais na escola. A pesquisa revela a importância de um ensino interativo e personalizado, que favoreça uma aprendizagem ativa e estimule a formação contínua dos educadores. Conclui-se que o uso dessas plataformas pode transformar as práticas pedagógicas, promovendo um ensino mais dinâmico, ativo e adaptado às necessidades da geração de estudantes digitais de forma crítica e criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozeli Alves Santos, Veni Creator Christian University

Mestrado em Ciências de Educação da Veni Creator Christian University, sou também pós-graduada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica e Noves Tecnologias, Especialista na Área de Surdes e Inclusiva atualmente Discente e Assistente de Educação pelo Estado de Santa Catarina.

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso, Universidade de Coimbra

Doutor em Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor no Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP). 

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Santos, R. A., & Cardoso, L. M. O. de B. (2025). ESTRATÉGIAS COM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8425–8438. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19493