ESTRATÉGIAS COM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19493Palavras-chave:
Plataformas digitais. Tecnologias educacionais. Práticas pedagógicas.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre abordagem do uso de plataformas digitais, como ferramentas de apoio e reflexão no processo de ensino-aprendizagem, focando em sua aplicação no contexto educacional. O objetivo principal é analisar como diversas plataformas digitais, como Visme, Fotor, Unfold, Livros Digitais, Calaméo, Wordwall, Crossword Labs e Scratch, as quais podem ser utilizadas para aprimorar o ensino com maior qualidade e favorecendo no desenvolvimento das competências digitais em sala de aula, criando adaptações nas metodologias pedagógicas, estando por dentro das exigências da Era Digital. A pesquisa justifica-se pela necessidade de fornecer aos docentes ferramentas tecnológicas que melhorem o seu engajamento com os alunos e aprimorem a qualidade do processo educativo. Além disso, este estudo preencher a lacuna na literatura, explorando a utilização destes recursos no cotidiano escolar, propondo o uso da Estratégias Tecnológicas como soluções práticas para a implementação das tecnologias digitais na escola. A pesquisa revela a importância de um ensino interativo e personalizado, que favoreça uma aprendizagem ativa e estimule a formação contínua dos educadores. Conclui-se que o uso dessas plataformas pode transformar as práticas pedagógicas, promovendo um ensino mais dinâmico, ativo e adaptado às necessidades da geração de estudantes digitais de forma crítica e criativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY