A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO MECANISMO INOVADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA

Autores

  • Edna Ferreira da Silva Marinho Veni Creator Christian University
  • Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12758

Palavras-chave:

Tecnologia. Letramento. Educação Pública. Professores. Estudante.

Resumo

Este artigo científico tem como propósito comprovar que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um mecanismo inovador capaz de favorecer o processo de ensino-aprendizagem na educação básica pública não só no letramento digital, mas também servindo como aporte à alfabetização e/ou letramento na língua materna,  por entender que a educação tem a responsabilidade de habilitar o indivíduo às exigências da era digital, promovendo sua autonomia como sujeito social. Solidificando a discussão, foram utilizados pensamentos de teóricos conceituados no assunto e entrevista com professores da rede pública de ensino. Percebeu-se que as hipóteses apresentadas foram comprovadas e que precisam ser colocadas em prática, contudo há um longo caminho a ser percorrido para que as políticas públicas avancem para a melhoria da infraestrutura das escolas e da capacitação dos profissionais da educação, sobretudo dos professores com as novas tecnologias.

Biografia do Autor

Edna Ferreira da Silva Marinho, Veni Creator Christian University

Licenciatura Plena em Letras, Pós-graduada em Língua Portuguesa - Visão Interdisciplinar. Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (FABEJA), Aluna do Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University.

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso, Veni Creator Christian University

Orientador do Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Marinho, E. F. da S., & Cardoso, L. M. O. de B. (2024). A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO MECANISMO INOVADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 340–355. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12758