TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO: IMPACTOS DO ESTÍMULO DIGITAL EXCESSIVO NA MOTIVAÇÃO E NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Débora Patrícia Costa Oliveira Must University
  • Divina Arlene Moreira de Souza Must University
  • Ana Cristina de Araújo Costa Must University
  • Lúcy Laura dos Santos Souza Unopar
  • Nilva Marciana Ferreira Alcântara Must University
  • Idelma Vieira dos Santos Marques

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27059

Palavras-chave:

Tecnologias emergentes. Ensino Médio. Estímulos digitais. Aprendizagem. Educação digital.

Resumo

Este artigo buscou analisar os impactos das tecnologias emergentes no contexto educacional contemporâneo, com foco nos efeitos do excesso de estímulos digitais sobre o interesse e o engajamento escolar de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, exploratório e científico, utilizando artigos acadêmicos, livros e estudos publicados entre 2018 e 2026 em bases de dados nacionais e internacionais. O estudo discute como o uso excessivo de redes sociais, plataformas digitais, vídeos curtos e estímulos tecnológicos constantes pode influenciar negativamente a concentração, a motivação para os estudos e a permanência dos estudantes nas atividades escolares tradicionais. Além disso, analisa-se o papel das tecnologias emergentes como ferramentas pedagógicas capazes de promover metodologias mais interativas, participativas e alinhadas às demandas da sociedade digital. Os resultados indicam que, embora os recursos tecnológicos ampliem possibilidades de aprendizagem, o uso excessivo e desregulado pode contribuir para a fragmentação da atenção, dificuldades de aprendizagem e desinteresse escolar. Conclui-se que o equilíbrio entre inovação tecnológica, mediação pedagógica e desenvolvimento socioemocional é fundamental para fortalecer práticas educativas mais significativas e humanizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Patrícia Costa Oliveira, Must University

Faculdade de Anicuns Curso  Licenciatura Plena em Pedagogia, Pós-graduada em  Gestão e Organização da Escola, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Divina Arlene Moreira de Souza, Must University

Faculdade de Anicuns Curso  Licenciatura Plena em Pedagogia, Pós-graduação em administração educacional e em Planejamento Educacional. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Cristina de Araújo Costa, Must University

Faculdade de Anicuns Curso  Licenciatura Plena em Pedagogia,Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Lúcy Laura dos Santos Souza, Unopar

Graduação em Pedagogia – Faculdade de Anicuns, Pós graduação em -Psicopedagogia – Faculdade Montes Belos, Psicologia Escolar - Unopar-Educação Especial e Inclusiva  - Unopar, Liderança e Gestão de Pessoas no Espaço Escolar – Faculeste.

Nilva Marciana Ferreira Alcântara, Must University

Graduação em Pedagogia – Faculdade de Anicuns, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.  

Idelma Vieira dos Santos Marques

Licenciatura em Pedagogia, pós-graduação:  Latu Sensu em Literatura Brasileira e Latu Sensu em Psicopedagogia eEspecialização em Gestão da Educação Pública.

Downloads

Publicado

2026-06-04

Como Citar

Oliveira, D. P. C., Souza, D. A. M. de, Costa, A. C. de A., Souza, L. L. dos S., Alcântara, N. M. F., & Marques, I. V. dos S. (2026). TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO: IMPACTOS DO ESTÍMULO DIGITAL EXCESSIVO NA MOTIVAÇÃO E NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(6), 1–13. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27059