TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÕES EXIGIDAS NO PERFIL DOCENTE

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Bianka Moraes Jordão Must University
  • Claudiana Cristiane José da Silva Moreira Must University
  • Camila Gabriela da Ressurreição Costa Campos Must University
  • Ivanil Fernandes da Silva FICS
  • Laila Lomeu Pereira Furtado Dornelas Must University
  • Maria Lucilene Moreira de Sousa Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20553

Palavras-chave:

Educação digital. Formação docente. Competência digital. Ensino remoto. Tecnologias educacionais.

Resumo

Este estudo abordou as vantagens, os benefícios e os riscos do ambiente digital para a educação, com foco nas transformações exigidas no perfil docente e nas competências digitais necessárias ao educador do século XXI. Partiu-se do seguinte problema: quais são as vantagens, os benefícios e os riscos do ambiente digital na educação e que transformações esse contexto impôs à formação dos professores? O objetivo geral consistiu em analisar esses aspectos, considerando o impacto da cultura digital sobre a prática pedagógica. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutiram ensino remoto, metodologias ativas e tecnologias educacionais. Durante o desenvolvimento, identificaram-se contribuições relevantes do ambiente digital, como a flexibilização da aprendizagem, o acesso ampliado ao conhecimento e a diversificação de estratégias pedagógicas, ao passo que também foram observadas limitações, como a desigualdade digital e a sobrecarga docente. Nas considerações finais, concluiu-se que o uso eficaz das tecnologias digitais depende da formação adequada dos professores, do desenvolvimento de competências específicas e de políticas educacionais que assegurem a inclusão e a equidade. A pesquisa demonstrou a necessidade de reconfigurar o perfil docente para que a tecnologia seja incorporada com intencionalidade pedagógica, sem desconsiderar os desafios que ainda persistem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Bianka Moraes Jordão, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Claudiana Cristiane José da Silva Moreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Camila Gabriela da Ressurreição Costa Campos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Ivanil Fernandes da Silva, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Laila Lomeu Pereira Furtado Dornelas, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Lucilene Moreira de Sousa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-08-01

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Jordão, B. M., Moreira, C. C. J. da S., Campos, C. G. da R. C., Silva, I. F. da, Dornelas, L. L. P. F., & Sousa, M. L. M. de. (2025). TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÕES EXIGIDAS NO PERFIL DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 178–184. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20553