DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE SABERES DOCENTES E ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19062Palavras-chave:
Saberes Docentes. Ensino Remoto. Tecnologias Educacionais.Resumo
A pesquisa investiga o impacto das tecnologias na educação a partir das percepções de professores e estudantes, com ênfase no período pandêmico e no ensino remoto. Com base nos conceitos de saberes docentes e mediação tecnológica, discute-se a relação entre formação docente, inovação pedagógica e os desafios enfrentados pela escola pública. Por meio de entrevistas qualitativas, analisam-se as experiências e dificuldades relatadas pelos participantes, evidenciando que a tecnologia, embora potencialize práticas educativas, não substitui o papel do professor nem supera as desigualdades estruturais. A análise crítica aponta para a apropriação acrítica dos recursos digitais e destaca a necessidade de formação continuada e infraestrutura adequada para a inserção responsável das tecnologias na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY