DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE SABERES DOCENTES E ENSINO REMOTO

Autores

  • Francieli Cristina Zamboni Holz Veni Creator Christian University
  • Fernanda Holz dos Santos Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19062

Palavras-chave:

Saberes Docentes. Ensino Remoto. Tecnologias Educacionais.

Resumo

A pesquisa investiga o impacto das tecnologias na educação a partir das percepções de professores e estudantes, com ênfase no período pandêmico e no ensino remoto. Com base nos conceitos de saberes docentes e mediação tecnológica, discute-se a relação entre formação docente, inovação pedagógica e os desafios enfrentados pela escola pública. Por meio de entrevistas qualitativas, analisam-se as experiências e dificuldades relatadas pelos participantes, evidenciando que a tecnologia, embora potencialize práticas educativas, não substitui o papel do professor nem supera as desigualdades estruturais. A análise crítica aponta para a apropriação acrítica dos recursos digitais e destaca a necessidade de formação continuada e infraestrutura adequada para a inserção responsável das tecnologias na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Cristina Zamboni Holz, Veni Creator Christian University

Discente do curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Pós-graduada em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela UNOESC.

Fernanda Holz dos Santos, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Pós-Graduada em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela UNOESC. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Docente do curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Doutora em Geografia pela UFPE.

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Holz, F. C. Z., Santos, F. H. dos, & Santos, M. P. M. dos. (2025). DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE SABERES DOCENTES E ENSINO REMOTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1886–1905. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19062