DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14179

Palavras-chave:

Competências socioemocionais. Educação profissional e tecnológica (ept). Base nacional comum curricular (bncc). Diretrizes curriculares nacionais para a ept (dcnept).

Resumo

Este artigo apresenta um estado do conhecimento sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto brasileiro. A análise se baseia em uma revisão de cinco trabalhos acadêmicos recentes que exploram diferentes aspectos dessa temática. O texto sublinha a relevância de uma educação integral que considere valores sociais ao invés de uma abordagem simplista e adaptativa. Como conclusão, podemos destacar que os artigos analisados fornecem uma visão geral das tendências e desafios atuais relacionados ao desenvolvimento das competências socioemocionais na EPT no Brasil.

Biografia do Autor

Ana Carolina Leal Folha de Castro, PROFEPT

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Brasil Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil.

Cléber Silva e Silva, Instituto Federal de Educação

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará, Brasil Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Castro, A. C. L. F. de, & Silva, C. S. e. (2024). DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4918–4935. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14179