LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Juliane Beal Casagrande Faculdade de Educação São Luís
  • Raquel dos Santos Universidad Europea del Atlántico image/svg+xml
  • Edna Silva de Lima Escola Municipal Capela de São Sebastião
  • Rita de Cassia Celentano FUNIBER https://orcid.org/0009-0005-6541-2502
  • Dayane Barreto Martins Ribeiro Must University
  • Tereza Raquel Destri Uneatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20338

Palavras-chave:

Ludicidade. Brincar. Formação Docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da ludicidade na formação docente, destacando o papel do brincar como elemento estruturante de práticas pedagógicas mais sensíveis, criativas e significativas. A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, foi construída com base na análise de produções acadêmicas recentes, com foco na articulação entre o lúdico e o processo formativo de professores. Os resultados indicam que a inserção de experiências lúdicas ao longo da formação contribui para o fortalecimento de competências socioemocionais, resgate do prazer de ensinar e desenvolvimento de práticas educativas mais humanizadas. Além disso, a ludicidade favorece a aproximação entre teoria e prática, promovendo uma formação mais integral e coerente com os desafios da educação contemporânea. A discussão aponta que o brincar não deve ser visto como algo periférico ou exclusivo da infância, mas como linguagem potente, capaz de transformar o modo como o educador compreende o ensino e as relações escolares. Conclui-se que investir em propostas formativas pautadas na ludicidade é valorizar o professor como sujeito criativo, sensível e transformador do seu contexto.

578 544

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliane Beal Casagrande, Faculdade de Educação São Luís

    Pós-graduação Metologia do Ensino - Aprendizagem da História no Processo Educativo Faculdade de Educação São Luís.

  • Raquel dos Santos, Universidad Europea del Atlántico

    Mestre em Educação, especializada em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico.

  • Edna Silva de Lima, Escola Municipal Capela de São Sebastião

    Pós-graduação em Gestão Educacional. Auxiliar administrativo, Escola Municipal Capela de São Sebastião.

  • Rita de Cassia Celentano, FUNIBER

    Mestrando. FUNIBER, Barcelona – Espanha. lattes:  0717229778520449. Orcid: 0009-0005-6541-2502.

  • Dayane Barreto Martins Ribeiro, Must University

    Mestre em Tecnologias Emergentes Em Educação. Must University.

  • Tereza Raquel Destri, Uneatlantico

    Mestrado em intervenção psicológica no desenvolvimento e na educação Funiber - Fundação Universitário Iberoamericana – Uneatlantico.

Downloads

Publicado

2025-07-15

Como Citar

Casagrande, J. B., Santos, R. dos, Lima, E. S. de, Celentano, R. de C., Ribeiro, D. B. M., & Destri, T. R. (2025). LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(7), 1672-1685. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20338

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.