LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Juliane Beal Casagrande Faculdade de Educação São Luís
  • Raquel dos Santos Universidad Europea del Atlántico
  • Edna Silva de Lima Escola Municipal Capela de São Sebastião
  • Rita de Cassia Celentano FUNIBER https://orcid.org/0009-0005-6541-2502
  • Dayane Barreto Martins Ribeiro Must University
  • Tereza Raquel Destri Uneatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20338

Palavras-chave:

Ludicidade. Brincar. Formação Docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da ludicidade na formação docente, destacando o papel do brincar como elemento estruturante de práticas pedagógicas mais sensíveis, criativas e significativas. A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, foi construída com base na análise de produções acadêmicas recentes, com foco na articulação entre o lúdico e o processo formativo de professores. Os resultados indicam que a inserção de experiências lúdicas ao longo da formação contribui para o fortalecimento de competências socioemocionais, resgate do prazer de ensinar e desenvolvimento de práticas educativas mais humanizadas. Além disso, a ludicidade favorece a aproximação entre teoria e prática, promovendo uma formação mais integral e coerente com os desafios da educação contemporânea. A discussão aponta que o brincar não deve ser visto como algo periférico ou exclusivo da infância, mas como linguagem potente, capaz de transformar o modo como o educador compreende o ensino e as relações escolares. Conclui-se que investir em propostas formativas pautadas na ludicidade é valorizar o professor como sujeito criativo, sensível e transformador do seu contexto.

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Biografia do Autor

Juliane Beal Casagrande, Faculdade de Educação São Luís

Pós-graduação Metologia do Ensino - Aprendizagem da História no Processo Educativo Faculdade de Educação São Luís.

Raquel dos Santos, Universidad Europea del Atlántico

Mestre em Educação, especializada em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico.

Edna Silva de Lima, Escola Municipal Capela de São Sebastião

Pós-graduação em Gestão Educacional. Auxiliar administrativo, Escola Municipal Capela de São Sebastião.

Rita de Cassia Celentano, FUNIBER

Mestrando. FUNIBER, Barcelona – Espanha. lattes:  0717229778520449. Orcid: 0009-0005-6541-2502.

Dayane Barreto Martins Ribeiro, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes Em Educação. Must University.

Tereza Raquel Destri, Uneatlantico

Mestrado em intervenção psicológica no desenvolvimento e na educação Funiber - Fundação Universitário Iberoamericana – Uneatlantico.

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Publicado

2025-07-15

Como Citar

Casagrande, J. B., Santos, R. dos, Lima, E. S. de, Celentano, R. de C., Ribeiro, D. B. M., & Destri, T. R. (2025). LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1672–1685. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20338