EFICIÊNCIA ACADÊMICA E ÊXITO INSTITUCIONAL: ANÁLISE QUANTITATIVA DA EFICIÊNCIA ACADÊMICA DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSERTÃOPE, CAMPUS OURICURI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17991Palavras-chave:
Ensino médio integrado. Educação profissional e tecnológica. Indicadores de gestão.Resumo
Com a realização de auditorias pelo Tribunal de Contas da União nas Instituições Federais de Ensino Profissional e Tecnológico, essas instituições passaram a adotar indicadores de gestão como ferramentas voltadas à busca por eficiência, eficácia e efetividade nos serviços prestados, alinhando-se às transformações ocorridas na administração pública e à sua inserção no paradigma gerencial. O presente estudo, de caráter exploratório e natureza quantitativa, integra-se à linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT”, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. O objetivo foi analisar a eficiência acadêmica dos cursos de ensino médio integrado ofertados pelo IFSertãoPE, campus Ouricuri, no período de 2017 a 2023. A coleta de dados foi realizada por meio de relatórios extraídos da Plataforma Nilo Peçanha, e os dados foram tratados utilizando a estatística descritiva. Como resultado, constatou-se que os indicadores analisados são ferramentas indispensáveis para a gestão das instituições federais de ensino profissional e para o alcance do sucesso escolar.
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