A GESTÃO PARTICIPATIVA COMO MODELO DE APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NA GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO

Autores

  • Adriano dos Santos Moraes Instituto Federal Baiano
  • Jéssica Silva Almeida Instituto Federal Baiano
  • Maria da Conceição Silva Almeida Universidade do Estado da Bahia
  • Cláudia Pereira de Sousa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4013

Palavras-chave:

Modelo de Gestão Escolar Participativa. Gestão Democrática do Ensino Público. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Política de Assistência Estudantil. Ensino Médio Integrado.

Resumo

Este artigo, através de revisão bibliográfica e análise documental, objetiva discorrer sobre os princípios constitucionais da administração pública e da gestão democrática do ensino público no contexto da gestão da Política de Assistência Estudantil, no âmbito do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agropecuária, do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, no ano de 2019, a partir da análise da Resolução n.º 01, de 29 de janeiro de 2019, que instituiu a Política de Assistência Estudantil do IF Baiano. Nesta pesquisa, evidenciou-se que o modelo de gestão escolar participativa se mostra adequado para o ambiente escolar, à medida que permite a aplicação do princípio constitucional da gestão democrática do ensino público e a observância dos princípios constitucionais expressos da Administração Pública, a saber: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. No ensino médio integrado, tal modelo visa a democratização do acesso, permanência e êxito no estudante, as quais se constituem em demandas possíveis de serem contempladas mediante programas de auxílio estudantil, à medida que estes contribuem para estimular a criatividade, a reflexão crítica, as atividades e os intercâmbios cultural, esportivo, artístico, político, científico e tecnológico dos estudantes do Instituto Federal Baiano, com vistas à sua formação integral. Ademais, constatou-se a necessidade de aprofundamento da pesquisa, através de estudo de caso de abordagem quali-quantitativa, a fim de identificar os fatores que necessitam ser superados para implemento da gestão da Política de Assistência Estudantil do IF Baiano.

Biografia do Autor

Adriano dos Santos Moraes, Instituto Federal Baiano

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFBA); Especialista em Gestão Pública (Universidade Cândido Mendes - UCAM), Especialista em Direito Educacional e Graduado em Gestão Pública (Anhanguera UNIDERP, Técnico Administrativo em Educação, Instituição: Instituto Federal Baiano.

Jéssica Silva Almeida, Instituto Federal Baiano

Pós-graduada em Direito Constitucional Aplicado, Técnica Administrativa em Educação, Instituição: Instituto Federal Baiano.  Bacharel em Direito (UNEB).

Maria da Conceição Silva Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC). Pós-graduada em Gestão Governamental. Especialização, pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Estudos Linguísticos e Literários, pela Faculdade de Tecnologia de Valença. Graduada em Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado da Bahia.

Cláudia Pereira de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em difusão do Conhecimento. Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia .

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

Moraes, A. dos S. ., Almeida, J. S. ., Almeida, M. da C. S. ., & Sousa, C. P. de . (2022). A GESTÃO PARTICIPATIVA COMO MODELO DE APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NA GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1692–1712. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4013