IMPACTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Gláuber Antônio Nunes Silva Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16004

Palavras-chave:

Democracia. Educação. Gestão. Participação.

Resumo

Com o intuito de se combater os desafios que repercutem a oferta de uma educação coletiva mais qualificada, vem se discutindo a necessidade e anseio de um novo projeto, alicerçado na contextualização; e, nesse sentido, uma iniciativa crucial e determinante seria a forma de conduzir, de coordenar, orientar, apresentar ações de intervenção; ou seja, uma gestão que vise atender, de forma exitosa, a essas demandas. Dessa forma, é imprescindível que a escola, especialmente, a pública (a qual comporta a maioria da clientela estudantil) busque aprimorar e diversificar o desenvolvimento de suas práticas metodológicas de ensino para que auxiliem na sua função, promovendo interação e trabalho cooperativo constante com a comunidade escolar; pois, dessa ação alavanca-se condição básica para promover uma educação de maior qualidade, tornando mais significativa à aprendizagem dos discentes. Nessa ótica, este trabalho objetivou analisar como promover ações para uma Gestão democrática e participativa, impactando substancialmente na oferta educacional, ainda que, diante de um cenário ainda resistente e persistente à centralização de decisões. A metodologia empregada neste estudo consistiu em um apanhado de revisão bibliográfica detalhada, de modo a valer-se dos seguintes autores e obras: Gadotti (2014), Farsarella (2009), Libâneo (2005), Luck (2006), Paro (2017), dentre outros. Reforçando-se pelo produto das discussões estabelecidas e nos resultados alcançados, conclui-se que o papel da Gestão se faz preponderante, especialmente, à medida em que deve ser desempenhada de forma, realmente, democrática, com a participação de todos os atores envolvidos e responsáveis pelo desfecho da oferta educacional promovida. Por fim, podemos concluir, de acordo com o desenvolvimento do trabalho, que a Gestão exercida de forma literalmente democrática, traz consigo um alicerce substancial para a promoção de uma educação realmente íntegra, centrada nos princípios de cidadania crítica e participativa. Nesse sentido, são também reforçadas outras considerações, através das quais intenciona-se auxiliar pesquisas que venham a ser desencadeadas.

Biografia do Autor

Gláuber Antônio Nunes Silva, Veni Creator Christian University

Aluno do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, Veni Creator Christian University

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Docente da Veni Creator Christian University. Doutora em Geografia pela UFPE.

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Publicado

2024-10-16

Como Citar

Silva, G. A. N., & Santos, M. P. M. dos. (2024). IMPACTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2539–2550. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16004