IMPACTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16004Palavras-chave:
Democracia. Educação. Gestão. Participação.Resumo
Com o intuito de se combater os desafios que repercutem a oferta de uma educação coletiva mais qualificada, vem se discutindo a necessidade e anseio de um novo projeto, alicerçado na contextualização; e, nesse sentido, uma iniciativa crucial e determinante seria a forma de conduzir, de coordenar, orientar, apresentar ações de intervenção; ou seja, uma gestão que vise atender, de forma exitosa, a essas demandas. Dessa forma, é imprescindível que a escola, especialmente, a pública (a qual comporta a maioria da clientela estudantil) busque aprimorar e diversificar o desenvolvimento de suas práticas metodológicas de ensino para que auxiliem na sua função, promovendo interação e trabalho cooperativo constante com a comunidade escolar; pois, dessa ação alavanca-se condição básica para promover uma educação de maior qualidade, tornando mais significativa à aprendizagem dos discentes. Nessa ótica, este trabalho objetivou analisar como promover ações para uma Gestão democrática e participativa, impactando substancialmente na oferta educacional, ainda que, diante de um cenário ainda resistente e persistente à centralização de decisões. A metodologia empregada neste estudo consistiu em um apanhado de revisão bibliográfica detalhada, de modo a valer-se dos seguintes autores e obras: Gadotti (2014), Farsarella (2009), Libâneo (2005), Luck (2006), Paro (2017), dentre outros. Reforçando-se pelo produto das discussões estabelecidas e nos resultados alcançados, conclui-se que o papel da Gestão se faz preponderante, especialmente, à medida em que deve ser desempenhada de forma, realmente, democrática, com a participação de todos os atores envolvidos e responsáveis pelo desfecho da oferta educacional promovida. Por fim, podemos concluir, de acordo com o desenvolvimento do trabalho, que a Gestão exercida de forma literalmente democrática, traz consigo um alicerce substancial para a promoção de uma educação realmente íntegra, centrada nos princípios de cidadania crítica e participativa. Nesse sentido, são também reforçadas outras considerações, através das quais intenciona-se auxiliar pesquisas que venham a ser desencadeadas.
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