GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9384Palavras-chave:
Democracia. Participação. Transparência.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática de uma gestão democrática e os benefícios que esse modelo de gestão oferece a toda comunidade escolar, possibilitando a participação efetiva de todos. O mesmo está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo trata da gestão democrática e seus significados. No segundo capítulo descrevo sobre os instrumentos de uma gestão escolar democrática e o terceiro capítulo faz menção sobre a gestão escolar: o discurso e a prática. Toda a pesquisa foi embasada em autores consagrados que defendem a temática em estudo como fundamental para uma educação de qualidade que valoriza a participação de todos. Vale ressaltar que o conceito de gestão escolar está intrinsecamente associado ao movimento de fortalecimento da democratização de todo o processo pedagógico, que possibilita a participação coletiva com resultados cada vez mais significativos. Assim, a gestão democrática constitui-se em uma maneira de conduzir uma dada instituição escolar com possibilidades de garantir participação, transparência e, sobretudo, democracia. O interesse por este tema para o artigo científico em gestão democrática deu-se a partir de leituras sobre a temática.
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