GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Autores

  • João Tavares da Silva Filho Rede Municipal de Ensino de Cumaru
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9384

Palavras-chave:

Democracia. Participação. Transparência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática de uma gestão democrática e os benefícios que esse modelo de gestão oferece a toda comunidade escolar, possibilitando a participação efetiva de todos. O mesmo está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo trata da gestão democrática e seus significados. No segundo capítulo descrevo sobre os instrumentos de uma gestão escolar democrática e o terceiro capítulo faz menção sobre a gestão escolar: o discurso e a prática. Toda a pesquisa foi embasada em autores consagrados que defendem a temática em estudo como fundamental para uma educação de qualidade que valoriza a participação de todos. Vale ressaltar que o conceito de gestão escolar está intrinsecamente associado ao movimento de fortalecimento da democratização de todo o processo pedagógico, que possibilita a participação coletiva com resultados cada vez mais significativos. Assim, a gestão democrática constitui-se em uma maneira de conduzir uma dada instituição escolar com possibilidades de garantir participação, transparência e, sobretudo, democracia. O interesse por este tema para o artigo científico em gestão democrática deu-se a partir de leituras sobre a temática.

Biografia do Autor

João Tavares da Silva Filho, Rede Municipal de Ensino de Cumaru

Mestre em Educação, Christian Business School-CBS, Professor da Rede Municipal de Ensino de Cumaru.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA

Biólogo-UFRPE, Mestre em Biologia-UFPE, Doutor em Biologia-UFPE, Professor do PPG/Faculdade ALPHA e do Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA, Recife-PE-Brasil. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Silva Filho, J. T. da, & Coutinho, D. J. G. (2023). GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 217–229. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9384