O IMPACTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS(DAS) ESTUDANTES: A PERCEPÇÃO DOS MEMBROS DA CLAE DO IF BAIANO, CAMPUS SENHOR DO BONFIM E OS INDICADORES INSTITUCIONAIS

Autores

  • Adriano dos Santos Moraes Instituto Federal Baiano
  • Jéssica Silva Almeida Instituto Federal Baiano
  • Maria da Conceição Silva Almeida Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4012

Palavras-chave:

Política Pública de Assistência Estudantil. Desempenho Acadêmico. Vulnerabilidade socioeconômica. Evasão escolar.

Resumo

Esta pesquisa visa investigar o impacto da Política de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal Baiano, Campus Senhor do Bonfim no desempenho acadêmico dos estudantes beneficiários, a partir da percepção dos membros da Comissão Local de Assistência Estudantil e de indicadores institucionais. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos empregados foram a pesquisa bibliográfica, documental, levantamentos de dados e pesquisa de campo (grupo focal). Os resultados alcançados pela pesquisa apontam a necessidade de aperfeiçoamento e fortalecimento do financiamento da PAE do IF Baiano, e a necessidade de realização de novos estudos.

Biografia do Autor

Adriano dos Santos Moraes, Instituto Federal Baiano

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFBA). Especialista em Gestão Pública (Universidade Cândido Mendes - UCAM). Especialista em Direito Educacional e Graduado em Gestão Pública (Anhanguera UNIDERP, Técnico Administrativo em Educação, Instituição: Instituto Federal Baiano.

Jéssica Silva Almeida, Instituto Federal Baiano

Bacharel em Direito (UNEB) e Pós-graduada em Direito Constitucional Aplicado, Técnica Administrativa em Educação, Instituição: Instituto Federal Baiano.

Maria da Conceição Silva Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC). Pós-graduada em Gestão Governamental - Especialização, pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Estudos Linguísticos e Literários, pela Faculdade de Tecnologia de Valença. Graduada em Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

Moraes, A. dos S. ., Almeida, J. S. ., & Almeida, M. da C. S. . (2022). O IMPACTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS(DAS) ESTUDANTES: A PERCEPÇÃO DOS MEMBROS DA CLAE DO IF BAIANO, CAMPUS SENHOR DO BONFIM E OS INDICADORES INSTITUCIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1651–1675. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4012