A EFETIVIDADE DA APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Bianka Lopes de Sousa Cruz Must University
  • Carlos Eduardo da Silva Gama Universidade Federal de Ouro Preto
  • Edlainy dos Reis Silva Must University
  • Janaína Martins da Silva Lima Must University
  • Margaret da Silva Braga Neiman Must University
  • Murilo Cavalcante Morello Must University
  • Sandra Mara Menino Cordeiro do Vale Must University
  • Nilson Ferreira da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20957

Palavras-chave:

educação integral; ensino médio; gestão escolar; aprendizagem; escola pública.

Resumo

Este estudo analisou de que modo a organização pedagógica e a gestão escolar influenciaram a efetividade da aprendizagem nas escolas públicas de ensino médio de tempo integral. Partiu-se do problema de pesquisa que questionou se a proposta pedagógica adotada nessas instituições favoreceu, de fato, a aprendizagem dos estudantes. O objetivo geral consistiu em compreender como a gestão escolar e as práticas organizativas contribuíram para a construção de ambientes escolares capazes de melhorar o rendimento dos alunos. A pesquisa teve natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica, e utilizou como fontes capítulos de livros, artigos científicos e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos publicados entre os anos de 2020 e 2025. Os resultados apontaram que a escola de tempo integral, quando estruturada com planejamento pedagógico, participação da comunidade e estratégias de acompanhamento, apresentou indícios positivos no desempenho dos estudantes. Também se identificaram limitações relacionadas à infraestrutura escolar, à formação dos profissionais e à gestão do tempo escolar. A análise indicou que as experiências bem-sucedidas ocorreram em contextos onde houve integração entre as diretrizes da política pública, a atuação dos gestores e o envolvimento da comunidade escolar. Concluiu-se que a efetividade da aprendizagem no modelo de tempo integral depende de múltiplas condições institucionais e do comprometimento dos sujeitos envolvidos. Recomendou-se a realização de novos estudos que abordem práticas concretas e diferentes realidades escolares, de modo a aprofundar a compreensão sobre os efeitos desse modelo educacional.

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Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Bianka Lopes de Sousa Cruz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Carlos Eduardo da Silva Gama, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto.

Edlainy dos Reis Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Janaína Martins da Silva Lima, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Margaret da Silva Braga Neiman, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Murilo Cavalcante Morello, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sandra Mara Menino Cordeiro do Vale, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nilson Ferreira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Cruz, B. L. de S., Gama, C. E. da S., Silva, E. dos R., Lima, J. M. da S., Neiman, M. da S. B., … Silva, N. F. da. (2025). A EFETIVIDADE DA APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 597–614. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20957