AS TIC’S COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO ALUNO LETRADO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3685Palavras-chave:
Novas tecnologias. Prática pedagógica. Letramento.Resumo
Considerando panorama educacional vigente com relação a utilização das TIC’s no âmbito escolar como uma temática pertinente, o presente estudo apresenta reflexões críticas relacionadas ao uso dos recursos tecnológicos como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, com isso será apresentado no decorrer desse trabalho a relevância da tecnologia no processo de formação do homem no contexto da sociedade contemporânea. Tendo como objetivo geral: Analisar como as TIC’s auxiliam na formação do aluno letrado. A abordagem dessa pesquisa apropriou-se como procedimento técnico de cunho qualitativo a pesquisa de campo e o estudo bibliográfico, como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e o questionário numa escola pública de Parnaíba-PI. A partir do procedimento metodológico utilizado na pesquisa conclui-se, que uma práxis docente que utiliza as TIC’s como uma ferramenta pedagógica torna o processo de ensino-aprendizagem significativo e relevante a formação do aluno letrado, pois ação docente transformadora não faz uso de metodologias tradicionais ultrapassadas, com isso os recursos tecnológicos são peças fundamentais na efetivação e consolidação de uma prática pedagógica inovadora, eficaz e eficiente. Cabe destacar também, que é necessário que a implantação de equipamentos tecnológicos suficiente por aluno e professor aconteça de fato nas escolas, pois no contexto social vigente torna-se algo indispensável no processo educativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY