AS TIC’S COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO ALUNO LETRADO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Jeane Karine Silva Moura Universidade Federal do Piauí
  • Marta dos Anjos Queiroz Quaresma União das Escolas Superiores de Rondônia
  • Osmar Viveiros de Carvalho Instituto Federal de Educação
  • Sarah Moreira Lopes CEM 804

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3685

Palavras-chave:

Novas tecnologias. Prática pedagógica. Letramento.

Resumo

Considerando panorama educacional vigente com relação a utilização das TIC’s no âmbito escolar como uma temática pertinente, o presente estudo apresenta reflexões críticas relacionadas ao uso dos recursos tecnológicos como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, com isso será apresentado no decorrer desse trabalho a relevância da tecnologia no processo de formação do homem no contexto da sociedade contemporânea. Tendo como objetivo geral: Analisar como as TIC’s auxiliam na formação do aluno letrado. A abordagem dessa pesquisa apropriou-se como procedimento técnico de cunho qualitativo a pesquisa de campo e o estudo bibliográfico, como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e o questionário numa escola pública de Parnaíba-PI. A partir do procedimento metodológico utilizado na pesquisa conclui-se, que uma práxis docente que utiliza as TIC’s como uma ferramenta pedagógica torna o processo de ensino-aprendizagem significativo e relevante a formação do aluno letrado, pois ação docente transformadora não faz uso de metodologias tradicionais ultrapassadas, com isso os recursos tecnológicos são peças fundamentais na efetivação e consolidação de uma prática pedagógica inovadora, eficaz e eficiente. Cabe destacar também, que é necessário que a implantação de equipamentos tecnológicos suficiente por aluno e professor aconteça de fato nas escolas, pois no contexto social vigente torna-se algo indispensável no processo educativo.

Biografia do Autor

Jeane Karine Silva Moura, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Pedagogia, Letras Português e Especialista em Docência na Escola de Tempo Integral pela Universidade Federal do Piauí. Atua como professora da rede Municipal de Ensino no Município de Joaquim Pires - Piauí.

Marta dos Anjos Queiroz Quaresma, União das Escolas Superiores de Rondônia

Licenciada em Ciências Naturais e Biologia pela Universidade Federal de Rondônia, Especialista em Saneamento e Tecnologia Ambiental pela União das Escolas Superiores de Rondônia. Atua como Professora do Ensino Fundamental na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon.

Osmar Viveiros de Carvalho, Instituto Federal de Educação

Licenciado em Ciências Biológicas e Especialista em Ecologia pela Universidade Regional do Cariri, Tecnólogo em Gestão Pública pela Uninabuco e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Exerceu o cargo de Assistente Administrativo na Secretaria Municipal de Cultura de Exu e atuou como professor de química e biologia do ensino médio na EREM Barão do Exu, atualmente é servidor público Federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, ocupando o cargo de Assistente em Administração.

Sarah Moreira Lopes, CEM 804

Licenciada em Pedagogia pela Unicesumar, graduanda em Letras Libras pela Uniasselvi e Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba. Atuou como pedagoga no ensino fundamental e infantil nas escolas Recanto do Céu, Golfinho Dourado, Escola Presbiteriana, Escola Paloma, como Intérprete de Libras no EC 206, CEF 106 e atualmente como Intérprete de Libras no CEM 804 no Novo Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Moura, J. K. S. ., Quaresma, M. dos A. Q., Carvalho, O. V. de ., & Lopes, S. M. . (2021). AS TIC’S COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO ALUNO LETRADO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1890–1903. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3685