AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Gerson de Sousa Batista Universidade Federal do Piauí
  • Eliane Carvalho Vidal Dias Universidade Federal do Pará
  • Aretuza Silva de Figueiredo Universidade Federal de Alfenas
  • Raquel dos Santos de Sousa Faculdade Visconde de Cairu
  • Jeane Karine Silva Moura Universidade Federal do Piauí
  • Grasielle Verônica Rosa Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3785

Palavras-chave:

Psicopedagogo. Espaço escolar. Processo formativo.

Resumo

O cenário educacional vigente nota-se a ocorrência de vários estudos significativos voltado para as áreas da educação que são fundamentais para o avanço e definição de novos conceitos relacionados a processo de ensino-aprendizagem, sendo que diante dessas inovações emergentes no contexto da sociedade contemporânea a psicopedagogia passou a ser considerada como algo relevante as instituições de ensino. Tendo como objetivo geral: Apontar a importância do trabalho do psicopedagogo nas instituições de ensino. A abordagem desse estudo tem como procedimento técnico o estudo bibliográfico, sendo a pesquisa de cunho qualitativo. Com base nas fundamentações teóricas utilizadas na pesquisa percebe-se que o papel do psicopedagogo nas instituições de ensino é algo relevante na contemporaneidade, porque a escola recebe influência do meio, sendo isso um determinante do perfil e das relações sociais dos sujeitos  na sociedade, meio a esses aspectos a atuação do psicopedagogo precisa ser compreendido como algo favorável a qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Gerson de Sousa Batista, Universidade Federal do Piauí

Formado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí e em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí. E-mail: Adv.gerson38@gmail.com

Eliane Carvalho Vidal Dias, Universidade Federal do Pará

Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. E-mail: Eliane.dias@ifpa.edu.br

Aretuza Silva de Figueiredo, Universidade Federal de Alfenas

Formação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas – Minas Gerais. E-mail: aretuzasilvadefigueiredo@gmail.com

Raquel dos Santos de Sousa, Faculdade Visconde de Cairu

Formação em Pedagogia pela Faculdade Visconde de Cairu.E-mail: Raquelsousa31@yahoo.com.br

Jeane Karine Silva Moura, Universidade Federal do Piauí

Com formação em Letras Português e Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. E-mail:

jeanekarinephb@hotmail.com

Grasielle Verônica Rosa, Universidade Estadual de Goiás

Formação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás. Unidade – Quirinópolis. E-mail: 6r451I@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Batista, G. de S. ., Dias, E. C. V. ., Figueiredo, A. S. de ., Sousa, R. dos S. de ., Moura, J. K. S. ., & Rosa, G. V. . (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NO ÂMBITO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1928–1937. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3785