APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NA LEITURA

Autores

  • Gerson de Sousa Batista Universidade Federal do Piaui
  • Aretuza Silva de Figueredo Universidade Federal de Alfenas
  • Djimara de Assis Rocha de Figueiredo Universidade Estadual do Piauí
  • Luciene pereira Braga Universidade Estácio de Sá
  • Francisco Silva Gomes Universidade Estadual do Piaui
  • Thiago dos Santos Nobre Instituto Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3811

Palavras-chave:

Tecnologia. Ensino. Língua Portuguesa.

Resumo

O presente artigo procurou investigar sobre a utilização das tecnologias no ensino de Língua Portuguesa, uma vez que a leitura e a escrita praticadas na tela dos aparelhos tecnológicos têm sido observadas como método inevitável, frente a realidade atual. Tendo em vista uma nova formação de alunos com pouco interesse pela leitura, os educadores viram a necessidade de criar estímulos de maneira atrativa e interativa com novas formas de ler e escrever. Em razão disso, as Tecnologias de Comunicação e Informação, conhecidas como tecnologia da informação, tiveram seus recursos explorados em todo campo onde a humanidade atua, porém é no campo da educação que essa pesquisa manteve seu foco. As tecnologias são um conjunto de ferramentas de informação: como o computador, o celular, [o tablete], a TV e suas vantagens, como e-mail, bate-papo, aprendizagem de línguas, blogs e hipertextos (BEATO, 2009), que visa facilitar várias ações na vida das pessoas, utilizando-se de aparelhos de última geração.

Biografia do Autor

Gerson de Sousa Batista, Universidade Federal do Piaui

Formado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí e em Letras Português pela Universidade Federal do Piaui. E-mail: adv.gerson38@gmail.com.

Aretuza Silva de Figueredo, Universidade Federal de Alfenas

Formada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas. E-mail: aretuzasilvadefigueiredo@gmail.com.

Djimara de Assis Rocha de Figueiredo, Universidade Estadual do Piauí

Formada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí. E-mail: Djimara_rocha@hotmail.com.

Luciene pereira Braga, Universidade Estácio de Sá

Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. E-mail: lucienepb@gmail.com.

Francisco Silva Gomes, Universidade Estadual do Piaui

Formado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piaui. E-mail:gomesfsil@gmail.com.

Thiago dos Santos Nobre, Instituto Federal de Rondônia

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Rondônia. E-mail: Tsnobre90@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Batista, G. de S. ., Figueredo, A. S. de ., Figueiredo, D. de A. R. de ., Braga, L. pereira ., Gomes, F. S. ., & Nobre, T. dos S. . (2021). APLICABILIDADE DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NA LEITURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 3502–3509. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3811