TECNOLOGIA, DESIGN INSTRUCIONAL E O INTÉRPRETE DE LIBRAS NA INCLUSÃO DE SURDOS: POTENCIALIZANDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Erich Teles Bezerra MUST University- USA
  • Isaac Felipe dos Santos Lima Universidade do Estado do Amazonas,Universidade do Estado do Amazonas image/svg+xml
  • Adriana Queli de Freitas Must University- USA
  • Rosana Damacena Must University- Florida-USA
  • Vanderlene Rafael Rosa Cortes Instituto IMPAR
  • Rosimeire Gonçalves Universidade Federal de Goiás- Catalão,Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Emanuely Monteiro Celestino Universidade Federal do Acre,Universidade Federal do Acre image/svg+xml
  • Silvana Aparecida Borges Gonçalves Must University- USA
  • Rozangela Schäffer Scabeni Must University- USA
  • Tomé Fernandes Caitano Must University- USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14902

Palavras-chave:

Inclusão educacional. Tecnologia. Design instrucional. Intérpretes de Libras. Alunos surdos.

Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar o impacto da tecnologia e do design instrucional na inclusão educacional de alunos surdos, com foco na importância dos intérpretes de Libras. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram revisadas e analisadas as contribuições teóricas de Quadros (2004) e Lopes e Santos (2017) sobre o papel dos intérpretes de Libras na mediação educacional. Além disso, foram examinados os fundamentos do design instrucional conforme descritos por Reigeluth (1999) e Gagné et al. (1992), destacando a sua relevância na criação de experiências educacionais significativas e adaptativas. Os resultados destacam que a tecnologia, incluindo aplicativos de tradução simultânea e recursos multimídia como vídeos em Libras, desempenha um papel crucial na acessibilidade e na eficácia do ensino para alunos surdos. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura adequada e resistência à mudança entre os educadores foram identificados como obstáculos significativos. Conclui-se que a colaboração entre educadores, tecnólogos educacionais e intérpretes de Libras é essencial para promover uma educação inclusiva de qualidade, assegurando o direito de todos os alunos à aprendizagem equitativa.

Biografia do Autor

Erich Teles Bezerra, MUST University- USA

GRaduação em Letras Libras - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Licenciatura em Letras Libras pelo Centro Universitário ETEP e Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). É pós-graduado em Docência do Ensino Superior de Libras pela FACEMINAS e mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University. Atualmente, é docente das disciplinas de Libras e Educação Especial no curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Isaac Felipe dos Santos Lima, Universidade do Estado do Amazonas,Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em computação pela UEA-Universidade do Estado do Amazonas. 

Adriana Queli de Freitas, Must University- USA

Graduação. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialização. Alfabetização e Letramento pela Faculdade Metropolitana. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rosana Damacena, Must University- Florida-USA

Graduação em Pedagogia-Unifacs (Salvador-BA), 2014. Especialização em Gestão e Organização da Escola-Unopar(PR), 2018.Especialização em Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental -Avamec-UnB, 2023, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Florida-USA. 

Vanderlene Rafael Rosa Cortes, Instituto IMPAR

Licenciada em Pedagogia pela UEG - Universidade Estadual de Goiás, Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica pela FAVENI, Especialista em Docência do ensino superior - Faculdade Gama Filho, Especialista em Neuropedagogia com ênfase em Psicanálise - Instituto Saber, Especialista em psicopedagogia - Instituto IMPAR. Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. 

Rosimeire Gonçalves, Universidade Federal de Goiás- Catalão,Universidade Federal de Goiás

Licenciatura Plena Letras - Português/Inglês Mestrado Profissional em História - Universidade Federal de Goiás — Catalão.

Emanuely Monteiro Celestino, Universidade Federal do Acre,Universidade Federal do Acre

Mestrado em Letras — UFAC. 

Silvana Aparecida Borges Gonçalves, Must University- USA

Mestranda pela Must University.

Rozangela Schäffer Scabeni, Must University- USA

Graduada em Pedagogia pela UFMT. Especialização em Educação Infantil pela UFMT. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Tomé Fernandes Caitano, Must University- USA

Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Possui pós-graduação na área de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino- IBRA. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Atua como Professor e Coordenador da Base Nacional Comum Curricular no Instituto Federal do Amazonas – IFAM. 

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Bezerra, E. T., Lima, I. F. dos S., Freitas, A. Q. de, Damacena, R., Cortes, V. R. R., Gonçalves, R., … Caitano, T. F. (2024). TECNOLOGIA, DESIGN INSTRUCIONAL E O INTÉRPRETE DE LIBRAS NA INCLUSÃO DE SURDOS: POTENCIALIZANDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1795–1809. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14902