CAMINHOS PARA UM ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Silvia Goulart Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
  • Líbia Kicela Goulart Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- Uenf
  • Dulce Helena Pontes-Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7583

Palavras-chave:

Ensino. Tecnologia. Letramento. Multiletramentos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas das mudanças que se tornaram imprescindíveis na prática docente em relação ao ensino da Língua Portuguesa. Primeiramente a respeito da questão do letramento como uma perspectiva de ensino de leitura e de escrita que vai além da mera junção de letras e sílabas e, em seguida, os multiletramentos que vêm para dar voz aos letramentos que foram surgindo com a vida moderna. Além disso, apresentamos alguns letramentos digitais que podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a participação dos alunos no mundo. E, por último, a importância do uso das tecnologias como aliadas ao ensino e ao desenvolvimento de alunos digitalmente letrados.

Biografia do Autor

Silvia Goulart Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Mestra em Língua Portuguesa (

). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UniFS) e em Gestão Escolar. Graduada em Letras (UniFS) e em Pedagogia (UNIFAEL). Professora do Ensino Fundamental e Médio da rede Municipal e Estadual. Atualmente atua como Diretora Adjunta da rede Municipal. 

Líbia Kicela Goulart, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- Uenf

Doutoranda em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Mestre em Ciências das Religiões (Unidas de Vitória/ES). Especialista em Processo Civil (PUC/MG). Graduada em Direito (Universidade Iguaçu, campus V) e em Serviço Social (UFF). Atua como advogada e também como professora do Centro Universitário UniRedentor/Afya (Itaperuna/RJ). 

Dulce Helena Pontes-Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ. Mestra em Educação. Especialista em Língua Portuguesa e em Semiótica Discursiva. Graduada em Letras. Professora do Ensino Superior. Revisora de textos científicos, acadêmicos, TCC, livros e etc.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Ferreira, S. G. ., Goulart, L. K. ., & Pontes-Ribeiro, D. H. . (2022). CAMINHOS PARA UM ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 459–483. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7583