A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O USO DE FANFIC PARA O LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Jakson Queiroz Ramos Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB
  • Maristela Midlej Silva de Araújo Universidade Federal da Bahia- UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.600

Palavras-chave:

Mídias-digitais. Multiletramentos. Tecnologias. Comunicação. Fanfic.

Resumo

O artigo tem por finalidade relatar a experiência desenvolvida na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), partindo da construção do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Curso de Ciências Humanas e Sociais e Suas Tecnologias. A base teórica dessa apresentação foi inspirada na concepção de “Multiletramentos e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas de leitura e escrita da Educação Básica”, produzindo uma metodologia inovadora para uma intervenção didática junto aos estudantes do 1° ao 3° ano médio do Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIEI), e assim descrever as práticas de letramento dos diversos gêneros discursivos, linguagens e códigos destes seguimentos educacionais. Certificando o conceito de rever práticas docentes referente a produção de texto convencional presente na escola. Este artigo ancora-se teoricamente em estudos sobre letramentos em Kleiman (2002, 2006 e 2007), sobre Multiletramentos em (Rojo 2009, 2013).

 

Biografia do Autor

Jakson Queiroz Ramos, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Discente da Universidade Federal do Sul da Bahia, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e Suas Tecnologias. Licenciado em Pedagogia pela UNIME-Itabuna (Bolsista do Pro-Uni). Professor na rede particular de ensino da Educação Básica. Bolsista Residência Pedagógica/CAPES. E-mail: jakson.ramos@cja.ufsb.edu.br.

Maristela Midlej Silva de Araújo, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialista em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Especialista em Gestão e Planejamento de sistemas em EAD pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1991). É docente da Universidade Federal do Sul da Bahia. Tem experiência na formação inicial e continuada de professores na área de Educação, com ênfase em Tecnologia na Educação, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação online e cibercultura. Atuou como professora do Curso de Pedagogia para formação de professores em serviço PROAÇÃO UESC. Atuou como professora do Curso de Pedagogia da União Metropolitana de Educação e Cultura UNIME. Coordenou e foi docente do Módulo de Práticas Pedagógicas e TIC na especialização Tecnologias e Novas Educações da UFBA. Atuou na docência do Projeto Irecê/Tapiramutá - Curso de Formação de professores em serviço da Universidade Federal da Bahia. Foi docente do Núcleo de Tecnologia Educacional (estadual) e do Núcleo de Tecnologia Municipal - Itabuna-Ba.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Ramos, . J. Q. ., & Araújo, M. M. S. de. (2021). A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O USO DE FANFIC PARA O LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 07. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.600