EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Edimar Antunes Tolentino Must University
  • Maria Aparecida Ramires Must University
  • Alexandre Fabiani Accorsi do Amaral Must University
  • Leila Gaspar do Nascimento Araújo Must University
  • Deivison Rodrigues de Aguiar Must University
  • Martileny Aparecida dos Santos Vieira Must University
  • Wandenylma dos Reis Cardoso Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23431

Palavras-chave:

Mídias digitais. Inclusão. Deficiência. Acessibilidade. Aprendizagem.

Resumo

Este estudo abordou o uso das mídias digitais como recurso para reduzir barreiras de aprendizagem enfrentadas por estudantes com deficiência na educação básica. Partiu-se do problema que questionou de que maneira esses recursos poderiam contribuir para a inclusão no contexto escolar. Teve-se como objetivo geral analisar como as mídias digitais contribuíram para minimizar obstáculos pedagógicos, comunicacionais e cognitivos. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, permitindo reunir e interpretar contribuições teóricas que discutiram educação inclusiva, tecnologias digitais e práticas pedagógicas mediadas por recursos tecnológicos. No desenvolvimento, analisaram-se as potencialidades das mídias digitais na promoção da acessibilidade, considerando-se aspectos como flexibilização dos conteúdos, ampliação das formas de comunicação e estímulo à participação estudantil. Também se discutiram limites relacionados à formação docente e às condições estruturais necessárias para o uso pedagógico das tecnologias. As considerações finais indicaram que as mídias digitais exerceram papel relevante na redução de barreiras de aprendizagem quando utilizadas de maneira planejada e articulada a práticas pedagógicas inclusivas. Destacou-se ainda que a pesquisa contribuiu para ampliar a compreensão sobre o tema e apontou a necessidade de novos estudos que aprofundem a relação entre recursos digitais e inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação,World University Ecumenical.

Edimar Antunes Tolentino, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Maria Aparecida Ramires, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Alexandre Fabiani Accorsi do Amaral, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST). 

Leila Gaspar do Nascimento Araújo, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Deivison Rodrigues de Aguiar, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Martileny Aparecida dos Santos Vieira, Must University

 Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Wandenylma dos Reis Cardoso, Must University

 Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Moura, C. C. de, Tolentino, E. A., Ramires, M. A., Amaral, A. F. A. do, Araújo, L. G. do N., Aguiar, D. R. de, … Cardoso, W. dos R. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4751–4759. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23431