ACESSIBILIDADE DIGITAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • José Cristiano Lima de Freitas UNADES
  • Ana Rosa Linhares Pereira MUST
  • Bianca Batista Santana Gomes Must University
  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Debora Aquino Ramos Must University
  • Ivani Moreira de Souza Universidade  Del Sol- PY
  • Marta Rosana Custódio dos Santos Fornaza Must University
  • Marta Cecilia Campos de Faria Must University
  • Silvana Cruz Conceição Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23571

Palavras-chave:

Acessibilidade digital. Inclusão. Tecnologias educacionais. Estudantes com deficiência. Mídias digitais.

Resumo

O estudo analisou o uso de recursos digitais como instrumentos de inclusão para estudantes com diferentes deficiências no contexto educacional contemporâneo. Partiu-se do problema que investigou de que maneira tais recursos poderiam contribuir para ampliar o acesso e a participação desses estudantes em ambientes de aprendizagem. O objetivo consistiu em compreender como as mídias digitais favoreceram práticas inclusivas, considerando suas potencialidades pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem bibliográfica, concentrando-se na análise de produções científicas relacionadas a tecnologias digitais, acessibilidade e educação inclusiva. No desenvolvimento, discutiram-se as contribuições dos recursos multimídia, das plataformas digitais, dos podcasts e das práticas de ensino híbrido para a redução de barreiras comunicacionais, sensoriais e cognitivas. Também foram analisados os desafios estruturais e pedagógicos que influenciaram o uso de tecnologias acessíveis. As considerações finais indicaram que os recursos digitais apresentaram potencial significativo para apoiar a inclusão, desde que utilizados com planejamento pedagógico e alinhados às necessidades dos estudantes. O estudo concluiu que a efetividade dessas ferramentas dependia de ações intencionais, formação adequada e compromisso institucional, apontando ainda a necessidade de novas pesquisas que aprofundem práticas de acessibilidade digital na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cristiano Lima de Freitas, UNADES

Doutorando em Ciências da Educação. Universidad Del Sol (UNADES).

Ana Rosa Linhares Pereira, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Bianca Batista Santana Gomes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação. World University Ecumenical.

Debora Aquino Ramos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Ivani Moreira de Souza, Universidade  Del Sol- PY

Doutoranda em Ciências da Educação. UNADES-PY- Universidade  Del Sol- PY.

Marta Rosana Custódio dos Santos Fornaza, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Marta Cecilia Campos de Faria, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST)

Silvana Cruz Conceição, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Freitas, J. C. L. de, Pereira, A. R. L., Gomes, B. B. S., Moura, C. C. de, Ramos, D. A., Souza, I. M. de, … Conceição, S. C. (2025). ACESSIBILIDADE DIGITAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6315–6324. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23571