A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Silvia Goulart Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
  • Líbia Kicela Goulart Centro Universitário UniRedentor/Afya
  • Dulce Helena Pontes-Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7582

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Ensino.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de situar o leitor em relação à realidade, ainda insatisfatória, do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras, bem como, apresenta as contribuições dos documentos norteadores cujo objetivo é o de orientar o docente tanto na à utilização do currículo quanto no planejamento de suas aulas, propiciando o ensino de conteúdos essenciais para a educação básica.  Além disso, aborda, separadamente, aspectos importantes da leitura e da escrita que precisam ser incorporados à práxis docente de forma a garantir uma aprendizagem da língua de forma mais satisfatória.

Biografia do Autor

Silvia Goulart Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Mestra em Língua Portuguesa (UFRJ). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UniFS) e em Gestão Escolar. Graduada em Letras (UniFS) e em Pedagogia (UNIFAEL). Professora do Ensino Fundamental e Médio da rede Municipal e Estadual. Atualmente atua como Diretora Adjunta da rede Municipal. 

Líbia Kicela Goulart, Centro Universitário UniRedentor/Afya

Doutoranda em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Mestre em Ciências das Religiões (Unidas de Vitória/ES). Especialista em Processo Civil (PUC/MG). Graduada em Direito (Universidade Iguaçu, campus V) e em Serviço Social (UFF). Atua como advogada e também como professora do Centro Universitário UniRedentor/Afya (Itaperuna/RJ).

Dulce Helena Pontes-Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ. Mestra em Educação. Especialista em Língua Portuguesa e em Semiótica Discursiva. Graduada em Letras. Professora do Ensino Superior. Revisora de textos científicos, acadêmicos, TCC, livros e etc.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Ferreira, S. G. ., Goulart, L. K. ., & Pontes-Ribeiro, D. H. . (2022). A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 637–660. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7582