DIFICULDADES DOS ALUNOS NA LEITURA E ESCRITA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Michelli Carla de Souza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.985

Palavras-chave:

s: reading and Writing; Difficulty Learning.

Resumo

Sabemos que a pratica pedagógica e alternativas metodológicas para um ensino de qualidade, assim como os recursos alternativos para aquisição da leitura e escrita, e é claro não se esquecendo de mencionar a função da escola e da família no processo de aprendizagem da leitura e escrita, cada um tem seu valor social para bom desenvolvimento da aprendizagem do aluno, este capitulo ainda relata as concepções e práticas de leituras e escritas, o papel da escola e do professor, que são importantes, a leitura e a escrita proporciona autonomia, consciência nos alunos, e assim trás no intuito de desvendar as palavras, a leitura e a escrita reflete nossas indagações, nossas interferências, nossas inquietudes, nossa própria transformação para que aconteça a modificação do contexto e que estamos inseridos, de um modo geral, o ensino e a aprendizagem da leitura não têm ocorrido sem dificuldade, empecilho e reprovação, essas situações despertam nos alunos um sentimento de incapacidade para tal aprendizagem, mas também sabemos que existem muitas pesquisas que revelam estas situações e nos apontam os vários e possíveis caminhos teórico-metodológicos para diagnosticar e viabilizar práticas pedagógicas que consigam um bom desenvolvimento da leitura dos alunos. Ao distinguir o ensino da leitura centrado somente na decodificação e mecanização do processo mais amplo, com significado e contextualizado é fundamental para ajudarmos os alunos e professores neste ensino. Abordar a leitura como função social, a qual se constitui de diversos recursos didáticos que vão além do livro didático é fundamental para estimular e despertar o interesse e prazer dos alunos pela leitura. Neste trabalho propõe trabalhar com as dificuldades da leitura e da escrita nas series inicias do Ensino Fundamental, percebemos que a dificuldade dos alunos vem de vários fatores e se objetivasse organizar atividades que visam ajudar o trabalho nas dificuldades da leitura e escrita como a metodologia a pesquisa bibliográfica. Com pontos de vista de vários estudiosos da área, que buscam incansavelmente uma fórmula ideal que nos ajude a modificar a maneira de trabalhar com as diferentes fontes de leitura e também da escrita e assim formar leitores e escritores para uma vida fora das escolas, porém, este trabalho só traz ideias básicas, espera-se que essas ideias trazidas sirvam de estímulo para a busca às fontes, para trabalhos com leitura e escrita de diversos gêneros textuais.

 

 

 

Biografia do Autor

Michelli Carla de Souza

Pedagoga com pós graduação em psicopedagogia institucional. professora atuante em escola públicas. E-mail: mmichellicarla13@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Souza, M. C. de . (2021). DIFICULDADES DOS ALUNOS NA LEITURA E ESCRITA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 527–559. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.985