ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA E COESITIVA DO PERFIL DOCENTE E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2163Palavras-chave:
Gestão da avaliação. Gestão do ensino da leitura e da escrita. Heterogeneidade. Perfil docente. Desenvolvimento profissional.Resumo
O presente estudo analisou as concepções docentes sobre o ensino da leitura e da escrita a partir da Análise Estatística Implicativa e Coesitiva - ASI – CHIC, o método estatístico de leitura de dados multidimensional do software CHIC - Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva. Assim, analisamos as falas dos professores participantes do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Brasil, relacionado ao tratamento sobre a prática heterogênea do ensino da leitura e da escrita, nas turmas dos três anos do Ciclo de Alfabetização. O estudo possibilitou refletir que as elaborações dos estilos profissionais a partir das orientações oficiais. O método estatístico de leitura de dados CHIC evidenciou a cultura pedagógica específica das professoras no ensino da leitura e da escrita. Percebemos, ainda, que as práticas relatadas pelas professoras revelam a capacidade delas em planejar o ensino e a avaliação de forma articulada a tal ponto que não precisam usar instrumentos avaliativos formais no dia a dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY