CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DE BEBÊS COMO INSTRUMENTO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO

Autores

  • Gisleine Cristina Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Maria de Jesus Cano Mirandar Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.988

Palavras-chave:

Construção da identidade docente.  Professores de bebês. Educação infantil. Profissionalização docente.

Resumo

As contínuas e rápidas transformações da sociedade contemporânea trazem consigo a imposição da construção da identidade do professor de bebês, a fim de desenvolver sua profissionalidade, assim como, um novo perfil docente. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão de artigos, a fim de discutir como a construção da identidade dos professores de bebês é um fator imprescindível para a profissionalização docente na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura cujos procedimentos metodológicos envolveram levantamento da literatura em fevereiro de 2021, nas bases de dados Periódicos CAPES e Google Acadêmico o que permitiu a identificação de 15 artigos que se adequaram aos critérios de elegibilidade, leitura dos artigos e escrita do texto. Como resultado pode-se verificar que a construção da identidade do professor de bebê é fundamental para que esse profissional tenha o seu trabalho pedagógico reconhecido e valorizado e com isso ocorra a superação da visão assistencialista do atendimento de bebês na educação infantil. Conclui-se que é essencial garantir ao professor do berçário o acesso a cursos de formação continuada de longa duração e de qualidade capazes de contribuírem com o desenvolvimento dos saberes específicos e necessários ao trabalho com bebês, pois possibilita a criação de um novo perfil profissional, a construção da sua identidade, a ressignificação da prática e consequentemente a profissionalidade docente.

 

 

Biografia do Autor

Gisleine Cristina Silva, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2014), especialização em Educação Especial com ênfase em TGD pelo Grupo Rhema de Educação (2015) e especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá (2017).

Maria de Jesus Cano Mirandar , Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa pela Universidade Estadual de Maringá (1970), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (2011).

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Silva, G. C. ., & Mirandar , M. de J. C. (2021). CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DE BEBÊS COMO INSTRUMENTO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 572–589. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.988