CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DE BEBÊS COMO INSTRUMENTO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.988Palavras-chave:
Construção da identidade docente. Professores de bebês. Educação infantil. Profissionalização docente.Resumo
As contínuas e rápidas transformações da sociedade contemporânea trazem consigo a imposição da construção da identidade do professor de bebês, a fim de desenvolver sua profissionalidade, assim como, um novo perfil docente. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão de artigos, a fim de discutir como a construção da identidade dos professores de bebês é um fator imprescindível para a profissionalização docente na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura cujos procedimentos metodológicos envolveram levantamento da literatura em fevereiro de 2021, nas bases de dados Periódicos CAPES e Google Acadêmico o que permitiu a identificação de 15 artigos que se adequaram aos critérios de elegibilidade, leitura dos artigos e escrita do texto. Como resultado pode-se verificar que a construção da identidade do professor de bebê é fundamental para que esse profissional tenha o seu trabalho pedagógico reconhecido e valorizado e com isso ocorra a superação da visão assistencialista do atendimento de bebês na educação infantil. Conclui-se que é essencial garantir ao professor do berçário o acesso a cursos de formação continuada de longa duração e de qualidade capazes de contribuírem com o desenvolvimento dos saberes específicos e necessários ao trabalho com bebês, pois possibilita a criação de um novo perfil profissional, a construção da sua identidade, a ressignificação da prática e consequentemente a profissionalidade docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY