FUNDAMENTOS DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES ENTRE TARDIF, PIMENTA E FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22716Palavras-chave:
Saberes docentes. Formação inicial de professores. Identidade profissional docente. Profissionalização docente. Teoria e prática na docência.Resumo
Este estudo analisa as contribuições de Tardif, Pimenta e Freire para a compreensão e o desenvolvimento dos saberes docentes no contexto da formação inicial de professores. Fundamentado em abordagem qualitativa e configurado como pesquisa bibliográfica, o estudo examina a natureza plural, socialmente situada e historicamente construída dos saberes profissionais, destacando suas dimensões pedagógicas, disciplinares, curriculares e experienciais. A partir do diálogo entre os autores, evidencia-se que a formação inicial constitui espaço estratégico para a construção da identidade e da profissionalização docente, ao possibilitar a articulação crítica entre teoria e prática, bem como a produção de saberes próprios da docência. Os resultados indicam convergências teóricas significativas, sobretudo no reconhecimento do professor como sujeito ativo na elaboração de saberes e na centralidade da prática social e reflexiva para legitimar e ressignificar conhecimentos. Conclui-se que investir na consolidação dos saberes docentes durante a formação inicial contribui para ampliar a autonomia, a consciência crítica e a competência profissional do futuro professor, fortalecendo sua atuação frente às complexidades da educação contemporânea
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