EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRODUÇÃO E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ESPAÇOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
https://doi.org/10.29327/211653.6.3-3
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida sobre o papel da Extensão Universitária na formação inicial do docente da EJA, destacando a extensão como espaço de produção e democratização do conhecimento. A pesquisa, de cunho qualitativo, utiliza os seguintes procedimentos metodológicos: revisão de literatura, observação de campo e gravação de depoimentos. Para o seu desenvolvimento, o estudo traz as contribuições de diferentes autores, tais como Freire (1992, 1994, 1996), Pimenta e Lima (2011), Nogueira (2001), e pauta como temas de discussão: a creditação curricular da extensão universitária, a construção da identidade docente, os saberes docentes e a relação teoria e prática na formação de professores. A pesquisa foi realizada no momento em que começou a se concretizar a creditação curricular da Extensão Universitária nos cursos de graduação da UFRJ, obedecendo à resolução CEG/UFRJ nº 02 de 2013 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2013), em conformidade com a estratégia 12.7 da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE 20142024). Os resultados obtidos apontam para a vitalidade da práxis para o processo formativo e a constituição da identidade docente. Foi possível verificar também a contribuição da inserção em ações extensionistas, para que o graduando permanecesse no curso de licenciatura e optasse por atuar na EJA, em sua posterior inserção profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY