EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRODUÇÃO E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ESPAÇOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

https://doi.org/10.29327/211653.6.3-3

Autores

  • Ana Paula Abreu Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida sobre o papel da Extensão Universitária na formação inicial do docente da EJA, destacando a extensão como espaço de produção e democratização do conhecimento. A pesquisa, de cunho qualitativo, utiliza os seguintes procedimentos metodológicos: revisão de literatura, observação de campo e gravação de depoimentos. Para o seu desenvolvimento, o estudo traz as contribuições de diferentes autores, tais como Freire (1992, 1994, 1996), Pimenta e Lima (2011), Nogueira (2001), e pauta como temas de discussão: a creditação curricular da extensão universitária, a construção da identidade docente, os saberes docentes e a relação teoria e prática na formação de professores. A pesquisa foi realizada no momento em que começou a se concretizar a creditação curricular da Extensão Universitária nos cursos de graduação da UFRJ, obedecendo à resolução CEG/UFRJ nº 02 de 2013 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2013), em conformidade com a estratégia 12.7 da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE 20142024). Os resultados obtidos apontam para a vitalidade da práxis para o processo formativo e a constituição da identidade docente. Foi possível verificar também a contribuição da inserção em ações extensionistas, para que o graduando permanecesse no curso de licenciatura e optasse por atuar na EJA, em sua posterior inserção profissional. 

Biografia do Autor

Ana Paula Abreu Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2020-03-31

Como Citar

Paula Abreu Moura, A. . (2020). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRODUÇÃO E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ESPAÇOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: https://doi.org/10.29327/211653.6.3-3. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(3), 34–42. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/81