A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Luciana dos Santos Andrade Menezes Christian Business School
  • Nilson da Cruz Fonseca Christian Business School
  • Antônio José Santana dos Santos Christian Business School
  • Andreia da Conceição Lima dos Santos Christian Business School
  • Ednelma Silva Santana Borges Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20437

Palavras-chave:

Formação docente. Saberes da experiência. Escola pública. Teoria e prática. Educação básica.

Resumo

Este trabalho analisa a articulação entre teoria e prática na formação de professores da escola pública, com base em uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola do interior da Bahia. A investigação teve como objetivo compreender como os saberes docentes são construídos no cotidiano escolar e em que medida a formação inicial e continuada contribuem para o desenvolvimento profissional dos educadores. A partir de entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, constatou-se que há uma distância significativa entre o que se ensina nas universidades e o que se vive na escola. No entanto, também emergem formas de resistência e reinvenção, especialmente por meio das formações internas promovidas pela coordenação pedagógica. O estudo evidencia que reconhecer os saberes da experiência é essencial para construir uma formação docente mais humana, contextualizada e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana dos Santos Andrade Menezes, Christian Business School

Doutorando em Educação – Christian Business School – Flórida – US.

Nilson da Cruz Fonseca, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação - Christian Business School – Flórida – US.

Antônio José Santana dos Santos, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação - Christian Business School – Flórida – US.

Andreia da Conceição Lima dos Santos, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação - Christian Business School – Flórida – US.

Ednelma Silva Santana Borges, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação - Christian Business School – Flórida – US.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia - Universidade Federal de Pernambuco – Brasil.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-07-28

Como Citar

Menezes, L. dos S. A., Fonseca, N. da C., Santos, A. J. S. dos, Santos, A. da C. L. dos, Borges, E. S. S., & Coutinho, D. J. G. (2025). A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2630–2642. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20437