UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIO DA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO COM O ENSINO DE JOGOS DIGITAIS PARA CRIANÇAS PCD NA SALA DE RECURSOS

Autores

  • Jakson dos Santos Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Toniere Gonçalves da Fonseca Universidade do Estado do Amazonas
  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa Universidade do Estado do Amazonas
  • Elisângela Silva de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8227

Palavras-chave:

Computação. Estágio. Licenciatura em Computação. Relatos de experiências.

Resumo

Este    trabalho    discorre    sobre    experiências    vivenciadas    na    disciplina Estágio Supervisionado em Computação I. O Estágio Supervisionado é um dos momentos mais importantes na vida de um acadêmico, no qual o mesmo tem a oportunidade de pôr em prática   a   sua   criatividade   em   explorar   todos   os   meios   possíveis   para   mediar   o conhecimento e ser independente no processo de ensino e aprendizagem, pois trata-se de um   processo   indispensável   na   construção   pessoal   e   pedagógica,   onde   as   teorias aprendidas  durante  a  realização  do  curso  de  graduação  são  aliadas  à  prática  docente, visando a boa formação do futuro profissional da educação. Tendo momentos primordiais para  serem  alcançados  os  objetivos  almejados  em  relação  à  formação  docente,    foram coletadas as informações necessárias durante o período de observação, e posteriormente a coparticipação dos acadêmicos com os alunos e o docente titular da sala de aula, para conhecer  ainda  mais  o  processo  de  ensino  e  aprendizagem,  para  então  ser  realizada  a intervenção com os alunos, onde as duas etapas anteriores, observação e coparticipação, serviram como base para a realização do estudo. Com isso, este trabalho visa apresentar em  formas  de  relatos  as  experiências  vivenciadas  por  acadêmicos  do    Curso  de Licenciatura em Computação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara -CESIT, da Universidade do Estado do Amazonas -UEA, durante o período de realização do Estágio Supervisionado  em  Computação I,  na  modalidade  de  ensino  fundamental II em  uma  escola pública do município de Itacoatiara-Am no estado do Amazonas, que teve como público alvo para a realização da pesquisa os alunos da sala de recursos do fundamental II. Com o objetivo de observar os processos de aprendizagens dos alunos, empregando as ferramentas tecnológicas como um meio de auxiliar e dinamizar o ensino, por meio de intervenções reflexivas, foi utilizado Jogos Digitais na  disciplina de Língua Portuguesa e Matemática , para o ensino do conteúdo referente os tipos de necessidades e que permitem um ambiente interativo, com o qual foi possível pôr em prática a teoria por meio da intervenção das problemáticas levantadas durante o período de observação.

Biografia do Autor

Jakson dos Santos Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em Computação Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Toniere Gonçalves da Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em Computação Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University, Flórida - USA Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT).

Elisângela Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT). 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Lima, J. dos S. ., Fonseca, T. G. da ., Barbosa, L. S. de O. ., & Oliveira, E. S. de . (2023). UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIO DA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO COM O ENSINO DE JOGOS DIGITAIS PARA CRIANÇAS PCD NA SALA DE RECURSOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1270–1282. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8227