DEPOIMENTOS INVISÍVEIS: TRANSFORMANDO RELATOS EM AÇÕES CONTRA O CYBERBULLYING, BULLYING E OS RISCOS ON-LINE NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Frank Pinto dos Santos Universidade do Estado do Amazonas
  • Jéssica Maria Nunes Sá Universidade do Estado do Amazonas
  • José Paulo Palheta Melo Universidade do Estado do Amazonas
  • Giselly Nascimento da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Elisângela Silva de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
  • Genarde Macedo Trindade Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16753

Palavras-chave:

Bullying. Cyberbullying. Riscos on-line.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública, durante as práticas do Estágio Supervisionado I,  sobre a temática do Bullying, Cyberbullying e Riscos On-line. Para atingir os objetivos, foi adotada uma abordagem de caráter qualitativa, e a metodologia ativa. Os resultados dessa pesquisa trazem dados preocupantes, pois, dos 235 relatos coletados dos alunos, 53,2% deles confessam já terem sofrido algum tipo de Bullying, Cyberbullying ou assédio, e a maioria alega não saber como agir diante de tal situação, apontando a falta de ações pedagógicas que tratem desse tema em sala de aula.

Biografia do Autor

Frank Pinto dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Discente, Universidade do Estado do Amazonas.

Jéssica Maria Nunes Sá, Universidade do Estado do Amazonas

Discente, Universidade do Estado do Amazonas.

José Paulo Palheta Melo, Universidade do Estado do Amazonas

Discente, Universidade do Estado do Amazonas.

Giselly Nascimento da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Discente, Universidade do Estado do Amazonas.

Elisângela Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Universidade do Estado do Amazonas.

Genarde Macedo Trindade, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Universidade do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Santos, F. P. dos, Sá, J. M. N., Melo, J. P. P., Silva, G. N. da, Oliveira, E. S. de, & Trindade, G. M. (2024). DEPOIMENTOS INVISÍVEIS: TRANSFORMANDO RELATOS EM AÇÕES CONTRA O CYBERBULLYING, BULLYING E OS RISCOS ON-LINE NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3046–3056. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16753