TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA NOVA POSSIBILIDADE AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Autores

  • Railene Batista da Silva Universidade do Estado do Amazonas – CESIT
  • Genarde Macedo Trindade Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14624

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Necessidades Educativas Especiais. Educação Inclusiva.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo qualitativo que visou expor claramente uma análise sobre a utilização da tecnologia assistiva como ferramenta facilitadora para a educação inclusiva, além explanar sobre as definições e como classificá-las e mostrar os desafios de conseguir inserir a educação inclusiva em instituições de ensino regular. A principal motivação do estudo foi contextualizar sobre a necessidade emergente de se aplicar práticas pedagógicas inclusivas com alunos que possuem necessidades educativas especiais. Ressaltando, que somente o uso da tecnologia assistiva não garante novas formas de aprender com as diferenças. É necessário que professores e alunos possam experimentar os recursos tecnologias no cotidiano de estudo para que ocorra a apropriação dos conhecimentos com a experiência da autonomia, autoria e social.

Biografia do Autor

Railene Batista da Silva, Universidade do Estado do Amazonas – CESIT

Graduando em Ciência da Computação - Universidade do Estado do Amazonas – CESIT.

Genarde Macedo Trindade, Universidade do Estado do Amazonas

Professor - Universidade do Estado do Amazonas. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. 

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Publicado

2024-06-20

Como Citar

Silva, R. B. da, & Trindade, G. M. (2024). TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA NOVA POSSIBILIDADE AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3399–3406. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14624