TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA NOVA POSSIBILIDADE AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14624Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva. Necessidades Educativas Especiais. Educação Inclusiva.Resumo
Este artigo apresenta um estudo qualitativo que visou expor claramente uma análise sobre a utilização da tecnologia assistiva como ferramenta facilitadora para a educação inclusiva, além explanar sobre as definições e como classificá-las e mostrar os desafios de conseguir inserir a educação inclusiva em instituições de ensino regular. A principal motivação do estudo foi contextualizar sobre a necessidade emergente de se aplicar práticas pedagógicas inclusivas com alunos que possuem necessidades educativas especiais. Ressaltando, que somente o uso da tecnologia assistiva não garante novas formas de aprender com as diferenças. É necessário que professores e alunos possam experimentar os recursos tecnologias no cotidiano de estudo para que ocorra a apropriação dos conhecimentos com a experiência da autonomia, autoria e social.
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