JORNADA DOUTORAL: RELATO AUTOETNOGRAFICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE LIDERANÇA EDUCACIONAL DA MUST UNIVERSITY

Autores

  • Genarde Macedo Trindade Must University
  • Juliana Cavalcante de Andrade Louzada Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19002

Palavras-chave:

Autoetnografia. Gestão de tempo. Liderança educacional. Formação de doutores.

Resumo

A pesquisa “Jornada Doutoral: Relato Autoetnografico no Contexto do Programa de Liderança Educacional da MUST University” explora os desafios e oportunidades enfrentados pelo autor durante sua jornada doutoral. O estudo identifica a gestão do tempo como um dos principais desafios, destacando a dificuldade em equilibrar vida pessoal e acadêmica. O acesso adequado a recursos acadêmicos e o suporte institucional são avaliados como satisfatórios, proporcionando um ambiente favorável para o desenvolvimento acadêmico. As responsabilidades familiares são apontadas como os maiores obstáculos para manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e acadêmica. As comunidades online são identificadas como uma importante rede de apoio, enquanto a gestão de projetos é a principal habilidade de liderança desenvolvida. A participação em projetos de pesquisa, como publicações científicas e conferências, contribui significativamente para o desenvolvimento acadêmico. O estudo também sugere a implementação de estratégias de autocuidado e apoio psicológico para melhorar a experiência dos doutorandos. As limitações do estudo incluem o tempo de participação no programa, a subjetividade da autoetnografia e a ausência de entrevistas com outros doutorandos. Perspectivas futuras incluem estudos longitudinais e a utilização de métodos mistos para uma compreensão mais abrangente das experiências dos doutorandos. Este estudo contribui para a literatura sobre educação superior e liderança educacional, oferecendo compreensões e análises para a melhoria do suporte oferecido aos estudantes e a qualidade do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genarde Macedo Trindade, Must University

Doutorando em Liderança Educacional pela MUST University, Professor na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. 

Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Must University

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Coordenadora e Professora do Programa de Doutorado em Liderança Educacional na MUST University.

Downloads

Publicado

2025-05-02

Como Citar

Trindade, G. M., & Louzada, J. C. de A. (2025). JORNADA DOUTORAL: RELATO AUTOETNOGRAFICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE LIDERANÇA EDUCACIONAL DA MUST UNIVERSITY. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 316–330. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19002