JORNADA DOUTORAL: RELATO AUTOETNOGRAFICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE LIDERANÇA EDUCACIONAL DA MUST UNIVERSITY
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19002Palavras-chave:
Autoetnografia. Gestão de tempo. Liderança educacional. Formação de doutores.Resumo
A pesquisa “Jornada Doutoral: Relato Autoetnografico no Contexto do Programa de Liderança Educacional da MUST University” explora os desafios e oportunidades enfrentados pelo autor durante sua jornada doutoral. O estudo identifica a gestão do tempo como um dos principais desafios, destacando a dificuldade em equilibrar vida pessoal e acadêmica. O acesso adequado a recursos acadêmicos e o suporte institucional são avaliados como satisfatórios, proporcionando um ambiente favorável para o desenvolvimento acadêmico. As responsabilidades familiares são apontadas como os maiores obstáculos para manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e acadêmica. As comunidades online são identificadas como uma importante rede de apoio, enquanto a gestão de projetos é a principal habilidade de liderança desenvolvida. A participação em projetos de pesquisa, como publicações científicas e conferências, contribui significativamente para o desenvolvimento acadêmico. O estudo também sugere a implementação de estratégias de autocuidado e apoio psicológico para melhorar a experiência dos doutorandos. As limitações do estudo incluem o tempo de participação no programa, a subjetividade da autoetnografia e a ausência de entrevistas com outros doutorandos. Perspectivas futuras incluem estudos longitudinais e a utilização de métodos mistos para uma compreensão mais abrangente das experiências dos doutorandos. Este estudo contribui para a literatura sobre educação superior e liderança educacional, oferecendo compreensões e análises para a melhoria do suporte oferecido aos estudantes e a qualidade do programa.
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