O PERFIL DO DIRETOR DE ESCOLA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO/SP
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15583Palavras-chave:
Diretor de escola. Perfil. Identidade.Resumo
O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado intitulada “A identidade e a profissionalização dos diretores de escola de Rio Claro/SP” e busca investigar o perfil do diretor de escola dessa rede municipal, bem como a evolução do papel e da identidade dos diretores escolares ao longo do tempo. A pesquisa discorre sobre a evolução da profissionalização do cargo de diretor escolar, desde sua criação até os modelos atuais, dando destaque à formação da identidade profissional e à história de vida de cada sujeito. Além disso, faz uma análise minuciosa da legislação educacional que atribui ao diretor a responsabilidade pelo sucesso escolar, enfatizando o papel crucial desempenhado pela liderança e pela gestão educacional na busca desse objetivo. Em relação ao contexto específico de Rio Claro/SP, foi informada a forma de acesso ao cargo de diretor, bem como suas atribuições, listadas no Estatuto do Magistério local. Os dados coletados por meio de questionários mostraram elementos comuns do perfil e da identidade dos diretores de escola, como faixa etária, estado civil, sexo e escolaridade, além da experiência docente anterior na rede municipal. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários estruturados e semiestruturados, juntamente com a análise de conteúdo das respostas para identificar os elementos constituintes da identidade dos diretores escolares. Os dados foram categorizados seguindo critérios rigorosos para assegurar a validade e relevância das conclusões obtidas. De maneira geral, o artigo apresenta uma análise ampla sobre a função, o perfil e a identidade dos diretores de escola. O estudo contextualiza essa temática dentro do cenário educacional de Rio Claro/SP e oferece informações relevantes para compreender o funcionamento da gestão escolar atualmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY