A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: CONSIDERANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFSM E NA UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14294Palavras-chave:
Pedagogia. Formação. Professores. Educação Inclusiva.Resumo
Este artigo analisa os Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com objetivo de verificar se os educadores estão sendo preparados para trabalhar com a Educação Inclusiva em escolas de ensino regular. O objetivo deste trabalho é conhecer os componentes curriculares das duas Universidades em questão a fim de avaliar se os pedagogos formados são preparados para enfrentar os desafios da inclusão nas escolas regulares conforme a legislação vigente. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa com a abordagem qualitativa e documental, analisando os Projetos Políticos Pedagógicos e as Matrizes Curriculares do referido curso nessas instituições para levantar os componentes curriculares relacionados ao tema e as horas aulas disponíveis para isso. Além disso, embasamos o estudo em autores como Bardin (2016), Gil (2007), Minayo (2006) e Santos (2001), além dos aspectos históricos e analíticos sobre o assunto visando responder as questões inquietantes sobre o acolhimento e o trabalho com alunos com deficiência nas escolas regulares nos dias de hoje. Nesse sentido, examinamos e contabilizamos a carga horária disponibilizada para este fim e apresentamos os resultados da referida análise e apresentamos as considerações alcançadas após essa empreitada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY