A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: CONSIDERANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFSM E NA UFRGS

Autores/as

  • Maíra Janete Correa Borges Ivy Enber Christian University
  • Sawana Araújo Lopes de Souza Ivy Enber Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14294

Palabras clave:

Pedagogia. Formação. Professores. Educação Inclusiva.

Resumen

Este artigo analisa os Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com objetivo de verificar se os educadores estão sendo preparados para trabalhar com a Educação Inclusiva em escolas de ensino regular. O objetivo deste trabalho é conhecer os componentes curriculares das duas Universidades em questão a fim de avaliar se os pedagogos formados são preparados para enfrentar os desafios da inclusão nas escolas regulares conforme a legislação vigente. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa com a abordagem qualitativa e documental, analisando os Projetos Políticos Pedagógicos e as Matrizes Curriculares do referido curso nessas instituições para levantar os componentes curriculares relacionados ao tema e as horas aulas disponíveis para isso. Além disso, embasamos o estudo em autores como Bardin (2016), Gil (2007), Minayo (2006) e Santos (2001), além dos aspectos históricos e analíticos sobre o assunto visando responder as questões inquietantes sobre o acolhimento e o trabalho com alunos com deficiência nas escolas regulares nos dias de hoje. Nesse sentido, examinamos e contabilizamos a carga horária disponibilizada para este fim e apresentamos os resultados da referida análise e apresentamos as considerações alcançadas após essa empreitada.

Biografía del autor/a

Maíra Janete Correa Borges, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, Ivy Enber Christian University.

Sawana Araújo Lopes de Souza, Ivy Enber Christian University

Doutorado em Educação, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Publicado

2024-05-31

Cómo citar

Borges, M. J. C., & Souza, S. A. L. de. (2024). A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: CONSIDERANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFSM E NA UFRGS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6257–6268. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14294