SABERES DOCENTES: AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE ENSINO TÉCNICO

Autores

  • André Luís Pinto de Oliveira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS
  • Alessandro Segala Romano Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS
  • Rosália Maria Netto Prados Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.585

Palavras-chave:

Professor. Educação Profissional. Saberes docentes.

Resumo

Este artigo discute as perspectivas profissionais de professores que atuam em uma instituição pública de educação técnica e tecnológica do Estado de São Paulo. Baseia-se em estudos sobre saberes docentes, educação profissional e formação de professores. Seus objetivos são descrever os saberes que constituem o professor e analisar suas perspectivas profissionais. No desenvolvimento desta discussão, propõe-se, de acordo com uma metodologia de abordagem qualitativa a partir dos saberes docentes estudados, uma análise das perspectivas dos professores em relação à sua profissão. Nesta análise, foi aplicado o programa IRAMUTEQ, software de análise de conteúdo, para identificar e visualizar os saberes docentes e suas perspectivas profissionais. Os estudos mostraram que a profissão docente em educação profissional requer vivência em sala de aula, bem como nas demais atividades profissionais, além de atualização constante de conhecimentos.

 

Biografia do Autor

André Luís Pinto de Oliveira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); Orcid https://orcid.org/0000-0002-2686-111. e-mail  alp.oliveira01@gmail.com.

Alessandro Segala Romano, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); Orcid https://orcid.org/0000-0001-9741-7483. e-mail alesromano@yahoo.com.br.

Rosália Maria Netto Prados , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza- CEETEPS

Professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); e-mail: rosalia.prados@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Oliveira, A. L. P. de ., Romano, A. S. ., & Prados , R. M. N. . (2021). SABERES DOCENTES: AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE ENSINO TÉCNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 15. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.585