MEDIA LITERACY: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DE NOVAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20692Palavras-chave:
Educação e Linguagem. Interpretação. Tecnologias. Trabalho Docente.Resumo
Neste artigo propõe-se um estudo sobre o letramento digital, ou media literacy, para se refletir sobre a formação do professor e as novas práticas de linguagem no contexto contemporâneo. Atualmente, os professores enfrentam desafios constantes em sala de aula, em relação às novas linguagens e tecnologias digitais que, por sua vez, possibilitam o anonimato e facilitam a difusão do cyberbulling entre os jovens. Tem-se como objetivos, neste estudo, discutir sobre o media literacy e contribuições teóricas sobre mídia e educação, linguagens e tecnologias; descrever linguagens e discursos, entre os quais, incell, redpill e bullying, ou perigos da interconectividade. Esta pesquisa fundamenta-se em estudos da mídia e educação, além de contribuições da Semiótica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, por meio de um estudo da mídia no processo de ensino e aprendizagem e de uma análise do discurso da minissérie britânica Adolescência, da Netflix. Verifica-se que o letramento digital, ou media literacy, e o uso da mídia em sala de aula podem promover o desenvolvimento de atividades pedagógicas, a fim de tornar possível discussões sobre desafios contemporâneos.
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