MEDIA LITERACY: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DE NOVAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20692

Palavras-chave:

Educação e Linguagem. Interpretação. Tecnologias. Trabalho Docente.

Resumo

Neste artigo propõe-se um estudo sobre o letramento digital, ou media literacy, para se refletir sobre a formação do professor e as novas práticas de linguagem no contexto contemporâneo. Atualmente, os professores enfrentam desafios constantes em sala de aula, em relação às novas linguagens e tecnologias digitais que, por sua vez, possibilitam o anonimato e facilitam a difusão do cyberbulling entre os jovens. Tem-se como objetivos, neste estudo, discutir sobre o media literacy e contribuições teóricas sobre mídia e educação, linguagens e tecnologias; descrever linguagens e discursos, entre os quais, incell, redpill e bullying, ou perigos da interconectividade. Esta pesquisa fundamenta-se em estudos da mídia e educação, além de contribuições da Semiótica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, por meio de um estudo da mídia no processo de ensino e aprendizagem e de uma análise do discurso da minissérie britânica Adolescência, da Netflix. Verifica-se que o letramento digital, ou media literacy, e o uso da mídia em sala de aula podem promover o desenvolvimento de atividades pedagógicas, a fim de tornar possível discussões sobre desafios contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscylla Salles Alves Pereira, CEETEPS

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educaçãso Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); graduação tecnológica em Gestão Comercial (CEETEPS) e Licenciatura em Português e Inglês (UNIVESP); Servidora Pública Federal - Técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP.   

Karina Graciela Soares, Escola Técnica do Estado de São Paulo

Graduada em Pedagogia; Professora no Ensino Médio e Técnico da Escola Técnica do Estado de São Paulo - Takashi Morita Santo Amaro e sala descentralizada CEU Parelheiros (funcionária pública); atua nas disciplinas Administração de Recursos Humanos e Ética e Cidadania Organizacional; acumula cargo de Escrivã de Polícia - Polícia Civil de São Paulo, na Assistência Polícia da 6 Delegacia Seccional de Polícia Santo Amaro. 

Cynthia Regina Ribeiro Bulgarelli Marmo, Rede Passionista São Paulo da Cruz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho; atua como Orientadora Educacional da Rede Passionista São Paulo da Cruz.

Rosália Maria Netto Prados, CEETEPS

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP); professora pesquisadora do programa de pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica, no Centro Estadual de Edsucação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), no projeto de pesquisa Saberes e Trabalho Docente, na linha de pesquisa Formação do Formador.   

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Pereira, P. S. A., Soares, K. G., Marmo, C. R. R. B., & Prados, R. M. N. (2025). MEDIA LITERACY: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DE NOVAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2081–2103. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20692