CONVERSA AO PÉ DO FOGÃO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM

Autores

  • Antonio Carlos Borjes Varjão Junior Emil Brunner World University- USA
  • Debóra Aráujo Leal Educaler University – USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13848

Resumo

Garantir acesso à educação de qualidade é um tema importante para toda comunidade universidade e também para a sociedade brasileira. Desafio diário de educadores em todo o país. Os alunos são diferentes e têm necessidades individuais, vivendo, portanto, uma realidade particular.  Nesse sentido, questiona-se: Qual a importância da família para o processo de aprendizagem escolar? A metodologia do estudo está centrada na pesquisa bibliográfica e exploratória com base nos pressupostos teóricos de autores que tratam sobre os problemas de aprendizagem e sua inter-relação no processo ensino-aprendizagem. Os resultados elencados demonstraram que é possível criar uma cultura de participação ativa, através de estratégias que possam ter como foco sensibilizar os pais dos alunos para tomarem parte direta das relações educativas mais participativas, estabelecendo os compromissos sociais tanto da escola como da família, para eliminar a crise de culpas e predominar entre uma articulação que possa ser benéfica ao desenvolvimento da escola e ao crescimento pessoal do educando. O objetivo central é discutir a importância da integração entre escola, família e sociedade no contexto do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Partindo do pressuposto de que este processo se relaciona, sobretudo com aquilo que a criança vivencia e estabelece dentro e fora da escola, o estudo propõe uma análise sobre o papel que o psicopedagogo tem de articular essas ações contribuindo para um maior envolvimento entre os educadores e os familiares. Para tanto, utiliza-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica, baseada principalmente na revisão dos temas, a fim de demonstrar que a relação escola X família é imprescindível para a construção da identidade de um indivíduo, em especial para o desenvolvimento integral da criança.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Borjes Varjão Junior, Emil Brunner World University- USA

Doutor em Educação pela Emil Brunner World University - USA; Professor de História da Rede Estadual da Bahia e da Rede Municipal de Ensino em Lauro de Freitas e Camaçari.

Debóra Aráujo Leal, Educaler University – USA

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA. 

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Varjão Junior, A. C. B., & Leal, D. A. (2024). CONVERSA AO PÉ DO FOGÃO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 39–56. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13848