AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM E A ESCOLA COMO REFÚGIO: UMA JORNADA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO DE MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13775

Palavras-chave:

Mulheres em privação de liberdade. Afetividade. Aprendizagem. Escola como refúgio. Ressocialização.

Resumo

A privação de liberdade feminina, marcada por privações, traumas e exclusões, exige estratégias abrangentes e humanizadas para a ressocialização e reintegração social. Neste contexto, a interconexão entre afetividade, aprendizagem e a escola como refúgio surge como um caminho promissor para a reconstrução de suas vidas. Sendo assim, objetivo desse artigo é compreender como a interconexão entre afetividade, aprendizagem e a escola como refúgio pode ter implicações na ressocialização de estudantes em privação de liberdade, avaliando como esses elementos podem contribuir para uma reintegração social mais eficaz após o período de encarceramento. Portanto, vínculos afetivos positivos com educadores, pares e figuras de apoio, construídos através da escuta ativa, empatia e respeito, são pilares da autoestima, da confiança e da reconstrução da identidade feminina. A educação de qualidade, com foco em habilidades práticas e desenvolvimento de competências socioemocionais, abre portas para a autonomia, o empoderamento e a reinserção social. A escola, como refúgio acolhedor e seguro, deve ser um espaço de transformação social, onde as mulheres se sintam valorizadas e respeitadas. Para isso, a metodologia de pesquisa utilizada foi a do ensaio acadêmico, e se baseou numa análise e síntese crítica sobre a temática em questão. Por fim, os resultados desse estudo, demonstraram que a ressonância entre afetividade, aprendizagem e a escola como refúgio com relação as mulheres em privação de liberdade podem ressignificar suas vidas, superar traumas, fortalecer a resiliência e construir um futuro positivo, marcado pela autonomia, pela esperança e pela contribuição para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Veni Creator Christian University

Aluna do programa de Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - Pernambuco.  Licenciada em Química -UFRPE.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2024). AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM E A ESCOLA COMO REFÚGIO: UMA JORNADA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO DE MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 397–406. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13775