JOGO DE TABULEIRO PARA ENSINO DE COMPUTAÇÃO POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21389Palavras-chave:
Pensamento Computacional. Jogos de Tabuleiro.Decompoisção.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo abordar a implementação do Pensamento Computacional (PC) por meio da Computação Desplugada (CD), visando aprimorar o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Para isso, foi utilizada uma sequência didática de três aulas, que incluiu as metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ). A terceira aula foi dedicada ao jogo de tabuleiro "Åbne døre e o Resgate da Magia" para ensinar a habilidade de Decomposição. Os resultados indicam que os alunos demonstraram uma compreensão satisfatória do conceito, apesar das dificuldades, a pesquisa concluiu que o jogo de tabuleiro é uma ferramenta eficaz para tornar o ensino do PC mais lúdico e acessível, promovendo a colaboração e a resolução de problemas.
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