TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA EXPERIÊNCIA COM A ROBÓTICA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10666

Palavras-chave:

Robótica Educacional. Educação Matemática. Tecnologias Educacionais; Pensamento Computacional.

Resumo

A educação vem sendo fomentada por movimentos que envolvem tecnologia com novas metas e objetivos de ensino, principalmente no ensino matemática, onde há uma variedade de aplicativos, programas, jogos e ferramentas disponíveis nos dispositivos eletrônicos. A pesquisa verifica a necessidade e a importância de tecnologias que podem contribuir para o ensino da matemática. A Robótica Educacional tem a proposição em estudar a educação imersa em tecnologia e nessa pesquisa com kits de Robótica Educacional. A pesquisa apresenta atividades com a introdução a programação, lógica de programação, lógica matemática, introdução ao Arduíno, conceitos básicos de eletrônica, montagem de kits básicos e intermediários de Robótica apresentando o elo entre a matemática e as tecnologias. Como procedimentos metodológicos de produção dos dados no cenário de investigação, foram utilizados vídeos dos trabalhos dos estudantes nas aulas observadas, anotações do pesquisador. As análises dos dados mostram um pensamento mediado por tecnologias do trabalho com kits de robótica, contribui diretamente no pensamento lógico-matemático dos estudantes. Conceito adquirido visa uma reflexão e depuração de conceitos matemáticos estudados. O resultado apontou para uma contribuição significativa da tecnologia no ensino. Sobretudo, para o ensino da matemática, voltados para resolução de problemas e a construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Luiz Claudio Alves Ling, UNIGRANRIO

Mestrando em Ciências-PPGEC- Unigranrio. Professor Informática e Matemática Faetec.

Daniel Oliveira, UNIGRANRIO

Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC. Professor PPGEC – UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Ling, L. C. A., & Oliveira, D. (2023). TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA EXPERIÊNCIA COM A ROBÓTICA EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 918–938. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10666