EXPLORANDO TECNOLOGIAS PARA FOMENTAR HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18423

Palavras-chave:

Pensamento Computacional. Tecnologia. Ensino Básico.

Resumo

Este artigo buscou investigar como a integração do Pensamento Computacional na educação básica tem a capacidade de promover habilidades fundamentais, como pensamento crítico e analítico, o que é especialmente importante em um cenário onde a tecnologia avança rapidamente e a quantidade de informações produzidas é constante. Este estudo apresenta, através de uma revisão sistemática da literatura, uma síntese de estudos encontrados na literatura dos últimos dez anos, que demonstram quais tecnologias estão sendo utilizadas para desenvolver as habilidades do Pensamento Computacional em estudantes do ensino médio nas diversas áreas de aprendizagem. A revisão expõe técnicas e recursos tecnológicos como forma de demonstrar a eficácia dessas abordagens no contexto educacional. Ficou evidente que o uso de tecnologias cuidadosamente delineados possibilita desenvolver os conceitos cognitivos entre os estudantes, estimulando a criatividade, pensamento crítico e a inovação, porém a avaliação dos níveis de aprendizagem ainda é uma tarefa desafiadora, devido à dificuldade em estabelecer métodos de avaliação fidedignos que busquem capturar o progresso confiável dos alunos.

Downloads

Biografia do Autor

Elton Sommer, PPGTER

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede PPGTER, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2024/1) – AUTOR Instituição: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7502057221747223 Orcid iD: https://orcid.org/0009-0001-7146-967X.

Giani Petri, UFSC

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2018) - ORIENTADOR Instituição: Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotado no Colégio Politécnico da UFSM e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/0210940455131933 Orcid iD: http://orcid.org/0000-0002-9884-8151. 

Solange de Lourdes Pertile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2015) - COAUTORA Instituição: Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotada no Campus Frederico Westphalen – RS, docente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5597581688504821.

Vinícius Maran, UFRGS

Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016) - COAUTOR Instituição: Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotado no Colégio Politécnico da UFSM e docente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7208923641812223 Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-1916-8893. 

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

Sommer, E., Petri, G., Pertile, S. de L., & Maran, V. (2025). EXPLORANDO TECNOLOGIAS PARA FOMENTAR HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1253–1269. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18423