EXPLORANDO TECNOLOGIAS PARA FOMENTAR HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18423Palavras-chave:
Pensamento Computacional. Tecnologia. Ensino Básico.Resumo
Este artigo buscou investigar como a integração do Pensamento Computacional na educação básica tem a capacidade de promover habilidades fundamentais, como pensamento crítico e analítico, o que é especialmente importante em um cenário onde a tecnologia avança rapidamente e a quantidade de informações produzidas é constante. Este estudo apresenta, através de uma revisão sistemática da literatura, uma síntese de estudos encontrados na literatura dos últimos dez anos, que demonstram quais tecnologias estão sendo utilizadas para desenvolver as habilidades do Pensamento Computacional em estudantes do ensino médio nas diversas áreas de aprendizagem. A revisão expõe técnicas e recursos tecnológicos como forma de demonstrar a eficácia dessas abordagens no contexto educacional. Ficou evidente que o uso de tecnologias cuidadosamente delineados possibilita desenvolver os conceitos cognitivos entre os estudantes, estimulando a criatividade, pensamento crítico e a inovação, porém a avaliação dos níveis de aprendizagem ainda é uma tarefa desafiadora, devido à dificuldade em estabelecer métodos de avaliação fidedignos que busquem capturar o progresso confiável dos alunos.
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