FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO INSTRUMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21554Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Formação Docente. Políticas Públicas. Prática Pedagógica. Inclusão Escolar.Resumo
A formação continuada de professores representa um dos pilares fundamentais para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, na medida em que amplia as competências pedagógicas necessárias à mediação do ensino com a diversidade. Este artigo tem como objetivo analisar o papel da formação continuada docente na consolidação de práticas inclusivas no contexto das políticas públicas educacionais brasileiras, identificando desafios e possibilidades para o fortalecimento de uma cultura escolar inclusiva. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica atualizada e na análise dos resultados empíricos de pesquisas nacionais. Fundamenta-se em autores como Mantoan (2022), Glat (2021), Nóvoa (2020), e Silva (2023), além de documentos normativos como a LDB nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e o Decreto nº 10.502/2020. Os resultados apontam que a ausência de formações continuadas específicas, o distanciamento entre teoria e prática e a falta de apoio institucional permanecem como entraves à implementação efetiva da inclusão escolar. Conclui-se que políticas formativas articuladas entre universidade, escola e governo são imprescindíveis para o desenvolvimento profissional dos educadores e para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, democrático e equitativo.
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