FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO INSTRUMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Luiz Fernando Ridolfi Universidad Europea del Atlántico https://orcid.org/0000-0003-4918-0420
  • Rosileila Divina Borges Universidad Europea del Atlántico
  • Devânia Cristina de Almeida Universidad Europea del Atlántico
  • Zuleici Rafael Rosa Ribeiro Must University
  • Thálita dos Santos Queiroz Ferreira Siqueira Universidad Europea del Atlántico
  • Jeferson Silvério Gonzaga Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21554

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Docente. Políticas Públicas. Prática Pedagógica. Inclusão Escolar.

Resumo

A formação continuada de professores representa um dos pilares fundamentais para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, na medida em que amplia as competências pedagógicas necessárias à mediação do ensino com a diversidade. Este artigo tem como objetivo analisar o papel da formação continuada docente na consolidação de práticas inclusivas no contexto das políticas públicas educacionais brasileiras, identificando desafios e possibilidades para o fortalecimento de uma cultura escolar inclusiva. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica atualizada e na análise dos resultados empíricos de pesquisas nacionais. Fundamenta-se em autores como Mantoan (2022), Glat (2021), Nóvoa (2020), e Silva (2023), além de documentos normativos como a LDB nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e o Decreto nº 10.502/2020. Os resultados apontam que a ausência de formações continuadas específicas, o distanciamento entre teoria e prática e a falta de apoio institucional permanecem como entraves à implementação efetiva da inclusão escolar. Conclui-se que políticas formativas articuladas entre universidade, escola e governo são imprescindíveis para o desenvolvimento profissional dos educadores e para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, democrático e equitativo.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Ridolfi, Universidad Europea del Atlántico

Mestrando em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4918-0420.

Rosileila Divina Borges, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1263621643922784

Devânia Cristina de Almeida, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com Especialização em Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

Zuleici Rafael Rosa Ribeiro, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Thálita dos Santos Queiroz Ferreira Siqueira, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação.  Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

Jeferson Silvério Gonzaga, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Mestre em Filosofia. Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

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Publicado

2025-10-18

Como Citar

Ridolfi, L. F., Borges, R. D., Almeida, D. C. de, Ribeiro, Z. R. R., Siqueira, T. dos S. Q. F., & Gonzaga, J. S. (2025). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO INSTRUMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2984–2997. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21554