EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: O PAPEL DO PROFESSOR NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Roseli Bernadete Wolfart UNISAL
  • Ailana Patrícia Ribeiro da Gama UFPA
  • Francisco José Silva Feitosa FUNIBER
  • Rosa María Araujo Peixoto Maia Uneatlantico
  • Joguebede Rufino Marques UNEATLANTICO
  • Luiz Fernando Ridolfi Universidad Europea del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20000

Palavras-chave:

Educação Especial. Inclusão Escolar. Práticas Docentes.

Resumo

Este artigo, de natureza bibliográfica, tem como objetivo refletir sobre o papel do professor no contexto da educação especial, em uma perspectiva de inclusão inclusiva. Parte-se do entendimento de que a escola, como espaço social e democrático, precisa garantir o direito de aprendizagem para todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência. A pesquisa fundamenta-se em autores como Mantoan, Vygotsky e Freire, além de publicações recentes da área, e discute as práticas pedagógicas inclusivas, os desafios enfrentados pelos docentes e a importância da formação continuada. O estudo destaca a urgência de ações institucionais que promovam uma cultura escolar mais aberta à diversidade e capazes de transformar o ambiente escolar em um espaço de pertencimento e equidade. A análise conclui que o professor é um agente essencial para consolidar práticas pedagógicas que respeitem as singularidades dos estudantes e promovam o desenvolvimento integral de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Bernadete Wolfart, UNISAL

Mestranda, Maestría em Ciências de La Educacion, UNISAL Universidad San Lorenzo.

Ailana Patrícia Ribeiro da Gama, UFPA

Graduação Língua Portuguesa, Universidade Federal do Estado  do Pará ( UFPA)

Francisco José Silva Feitosa, FUNIBER

Mestre FUNIBER.

Rosa María Araujo Peixoto Maia, Uneatlantico

Mestranda em Educação, Uneatlantico.

Joguebede Rufino Marques, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação.Universidade Europeia del Atlántico (UNEATLANTICO) Licenciatura em Pedagogia (pedagoga) Cursando: Segunda Licenciatura em Filosofia.Pós: Educação especial, Gestão escolar, Docência para o Ensino Superior.

Luiz Fernando Ridolfi, Universidad Europea del Atlántico

Mestrando em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação Universidad Europea del Atlántico.

 

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

Wolfart, R. B., Gama, A. P. R. da, Feitosa, F. J. S., Maia, R. M. A. P., Marques, J. R., & Ridolfi, L. F. (2025). EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: O PAPEL DO PROFESSOR NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3874–3886. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20000