EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: O PAPEL DO PROFESSOR NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20000Palavras-chave:
Educação Especial. Inclusão Escolar. Práticas Docentes.Resumo
Este artigo, de natureza bibliográfica, tem como objetivo refletir sobre o papel do professor no contexto da educação especial, em uma perspectiva de inclusão inclusiva. Parte-se do entendimento de que a escola, como espaço social e democrático, precisa garantir o direito de aprendizagem para todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência. A pesquisa fundamenta-se em autores como Mantoan, Vygotsky e Freire, além de publicações recentes da área, e discute as práticas pedagógicas inclusivas, os desafios enfrentados pelos docentes e a importância da formação continuada. O estudo destaca a urgência de ações institucionais que promovam uma cultura escolar mais aberta à diversidade e capazes de transformar o ambiente escolar em um espaço de pertencimento e equidade. A análise conclui que o professor é um agente essencial para consolidar práticas pedagógicas que respeitem as singularidades dos estudantes e promovam o desenvolvimento integral de todos.
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